Lição 6
29 de abril a 05 de maio
Sofrer por Cristo
“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os Seus passos” (1Pe 2:21).
Prévia da semana: Os leitores de Pedro foram orientados a esperar o fogo ardente que surgiria entre eles para prová-los, “porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus” era “chegada” (1Pe 4:17). Eles não deveriam estranhá-lo, mas se alegrar por participar dos sofrimentos de Cristo, confiar sua vida ao fiel Criador e continuar praticando o bem.
Leitura adicional: Hebreus 11 a 13. Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, capítulo 8, “Perante o Sinédrio”; John Foxe, O Livro dos Mártires (editora Mundo Cristão)
Domingo, 30 de abril
Sofrimentos

Certa manhã, acordei com minha mãe passando um pano molhado em minha fronte. Sentia-me como se um caminhão de tijolos tivesse sido descarregado sobre mim. Eu estava ardendo em febre e minha mãe estava apavorada. Eu era apenas uma criança. Depois de algumas horas, percebendo que a febre não baixava, ela decidiu me levar ao médico. Quando chegamos ao hospital, a enfermeira, com um estetoscópio, detectou um som diferente em meu peito. Ela solicitou alguns exames. Dentro de algumas semanas os exames confirmaram que eu havia nascido com um problema cardíaco.

Eu sofri durante anos com uma doença resultante de um mundo de pecado. Não gostamos do sofrimento porque ele é doloroso, negativo e destruidor. Mas, para o cristão, o sofrimento não está relacionado apenas à dor, mas à vitória em Cristo.

Jó sofreu sem merecer. A luta era entre Deus e o inimigo. Jó simplesmente estava no meio do campo de batalha. Mas “em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus” (Jó 1:22).

Jesus suportou o maior de todos os sofrimentos para nos salvar. Ele nasceu neste mundo de maneira humilde e sofreu enquanto fazia a vontade do Pai. Sofreu a mais dolorosa morte na cruz para nos lavar dos nossos pecados. Isaías 53:4, 5 diz: “Era o nosso sofrimento que Ele estava carregando, era a nossa dor que Ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das Suas próprias culpas que Deus O estava castigando, que Deus O estava maltratando e ferindo. Porém Ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades” (NTLH).

“Embora sendo Filho, Ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu” (Hb 5:8). Se confiarmos em Cristo, Ele pode nos ajudar a suportar e vencer o sofrimento. (Hb 2:18, NTLH).

Quando você estiver sofrendo, lembre-se dos sofrimentos de Cristo. Eles nos dão esperança, pois Ele venceu a morte, ressuscitou e em breve voltará para nos livrar das angústias, dores e pecados deste mundo.

Loloma K. Gairo | Silang, Cavite, Filipinas

Mãos à Bíblia

1. Leia 1 Pedro 1:6; 5:10. Que assunto ele abordou nessas passagens bíblicas? 

Nos primeiros séculos, o fato de ser cristão resultava em morte terrível. Plínio escreveu a Trajano, imperador de Roma, pedindo orientação sobre o que fazer com as pessoas acusadas de ser cristãs. Ele explicou que havia executado aqueles que insistiam no cristianismo. 

Ao longo do primeiro século, houve momentos em que os cristãos enfrentaram graves perigos apenas porque eram cristãos, especialmente nos dias dos imperadores Nero (54-68 d.C.) e Domiciano (81-96 d.C.). 

No entanto, a perseguição retratada em 1 Pedro tinha caráter mais local. São poucos os exemplos específicos de perseguição mencionados na carta, mas eles incluem acusações falsas (1Pe 2:12), injúrias e repreensão (1Pe 3:9; 4:14).

Pense Nisto
Qual é a diferença entre sofrer com Jesus e sofrer sem Ele (Is 43:1, 2)?
Segunda-feira, 01 de maio
Meus queridos amigos

A palavra agapetoi (1Pe 2:11), “amados”, “meus queridos amigos”, demonstra a afeição que o autor tinha para com seu público ao abordar o problema do sofrimento. Esse termo afetuoso é apropriado para a ênfase que Pedro deu ao amor e à lealdade familiar.1

As cartas de Pedro foram de grande ajuda para os cristãos da Ásia Menor (moderna Turquia) durante as perseguições que enfrentaram. Quando foram escritas, elas trouxeram conforto aos cristãos que residiam ali. O fato de que os cristãos de Roma estivessem sendo perseguidos (sendo que Pedro estava em Roma) tornou ainda mais próxima a ligação entre o apóstolo e os sofredores.

Em 1 Pedro 4:12-14, ele os exortou a se alegrarem no sofrimento porque isso era parte de algo maior do que eles mesmos. Quando Nero governou Roma, iniciou uma perseguição aos cristãos pela simples razão de serem diferentes. As palavras de Pedro encorajaram os cristãos primitivos, fizeram com que eles pensassem no sofrimento não como punição, mas como uma recompensa por serem fiéis a Cristo. Tertuliano escreveu: “O sangue dos cristãos é semente” – uma semente que permitiu que o cristianismo florescesse em meio à provação e à perseguição, em vez do conforto e da felicidade.2

Quando você enfrentar provas, verá que algumas são maiores do que outras, e, em situações extremas, sua vida pode correr risco por causa de sua fé. Mas nunca se esqueça de que precisamos testemunhar como tochas vivas. Compartilhe sua fé mesmo sob circunstâncias adversas, sabendo que, como os cristãos primitivos, nós também podemos nos alegrar no sofrimento.

1. F. F. Bruce, New International Bible Commentary (Grand Rapids, Mich.: Zondervan Publishing, 1986), p. 1551.

2. Henry Annesley Woodham, Tertullian, Apologeticus, capítulo 50.

Miguel Alejandro Patiño Ramírez | Montemorelos, México

Mãos à Bíblia

2. Leia 1 Pedro 3:13-22. Qual deve ser a reação dos cristãos para com aqueles que os fazem sofrer por sua fé? Qual é a relação entre os sofrimentos de Jesus e as aflições enfrentadas pelos cristãos por causa de sua fé?

Ao dizer: “Ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois” (1Pe 3:14), Pedro estava apenas ecoando as palavras de Jesus: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça” (Mt 5:10). Em seguida, o apóstolo declarou que os cristãos não deveriam temer aqueles que os atacavam, mas santificar (reverenciar) a Cristo como Senhor em seu coração (1Pe 3:15). Reafirmar Jesus em seu coração os ajudaria a acabar com o medo que tinham de seus opositores.

Pense Nisto
De que maneira você pode inspirar seus irmãos de fé a permanecer firmes em Cristo? É necessário esperar que sobrevenham tempos difíceis para que compartilhemos nossa fé?
Terça-feira, 02 de maio
Como enfrentar o sofrimento

Por que Cristo sofreu? (Jo 3:16). Deus sabia que, se Adão e Eva pecassem, sofrimento e morte entrariam neste mundo. Por isso, antes da criação do nosso planeta, Ele elaborou o plano da redenção. Ele enviou Seu Filho para morrer em lugar de cada ser humano que nasce em pecado. Imagine quanto foi difícil para o Pai enviar Seu Filho único para morrer em nosso lugar! Ele fez isso porque deseja que, mesmo em meio ao sofrimento, tenhamos a esperança de que Jesus voltará e colocará um fim em tudo isso.

Quem irá nos maltratar? (1Pe 3:13-17).  Aos olhos humanos, o sofrimento acontece quando alguém experimenta dor, aflição ou dificuldade. Mas, aos olhos de Deus, o sofrimento é um instrumento divino para chamar nossa atenção e realizar Seu propósito em nossa vida. O Senhor permite o sofrimento para que aprendamos a confiar nEle. Precisamos aceitar o propósito divino. Essa aceitação nos leva a confiar plenamente em Deus e permite que Ele nos transforme.

Em sua primeira carta, Pedro falou a respeito dos cristãos que não estavam conseguindo suportar a dor e o sofrimento enfrentados por causa de sua fé. Eles nos fazem lembrar de que não pertencemos a este mundo e de que sempre teremos dor e sofrimento, até Jesus voltar. Pedro nos motiva a não temer, nem nos preocupar, porque sofrer por amor a Cristo gera alegria (1Pe 3:14). Quando permitimos que Deus habite nosso coração, Ele nos fortalece para enfrentar as lutas da vida e confiar em Suas promessas.

Sofrimento nos relacionamentos. Deus criou os seres humanos como seres sociais, para que se relacionassem em amor e cuidado. Mas quando o pecado entrou no mundo, Satanás passou a lutar com toda sua fúria para quebrar nosso relacionamento com o Criador e com aqueles a quem amamos. Isso acontece especialmente com os jovens. Por exemplo, quando vamos escolher o nosso cônjuge precisamos pedir a direção divina, porque as escolhas que fazemos têm consequências eternas. Podemos sofrer se essas escolhas não forem abençoadas por Deus. Se quebramos nosso relacionamento com Deus o casamento não marcha de acordo com Seu plano. Se não seguirmos as instruções divinas sofremos as consequências para o resto da vida.

Sofrimento na escola (Mt 5:39). A escola é um lugar em que aprendemos e, naturalmente, fazemos novos amigos. Mas, infelizmente, também existem problemas nas escolas: bullying, brigas, xingamentos, conflitos e até morte. Quando um colega de classe começar a zombar de você, dizendo que você não sabe falar, escrever ou agir, ou mesmo quando ele ridicularizar sua religião, não se preocupe com ele. Confie sempre em Deus e mostre aos seus colegas o que você sabe sobre Jesus, por meio de seu exemplo, tratando-os como você gostaria que eles o tratassem. Jesus disse: “Mas Eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra” (Mt 5:39).

Sofrimento no ambiente de trabalho. É muito bom ter emprego, ganhar seu próprio dinheiro e fazer o que gosta. Porém, como adventistas do sétimo dia, às vezes, enfrentamos problemas para ter o sábado livre. Algumas pessoas são demitidas porque escolheram ser fiéis a Jesus e obedecer aos Seus mandamentos. Se você enfrenta essa luta, não desista. Tenha fé! Siga os caminhos de Deus, confie e creia que o melhor ainda está por vir.

Causas do sofrimento (Jo 15:18). Sofremos porque vivemos num mundo decaído, em que o pecado domina o coração humano. Sofremos e somos perseguidos devido à nossa fé (2Tm 3:12). Sofremos por causa de nossas próprias decisões erradas, pois colhemos o que semeamos (Gl 6:7-9).

O sofrimento é um campo de batalha (1Pe 4:19). Onde quer que exista sofrimento, há uma batalha. Um campo de batalha entre o bem e o mal. Sofremos para aprender a confiar em Deus e a ter mais fé.

Às vezes, Deus permite que soframos para desenvolver um relacionamento mais profundo com Ele. Enquanto estivermos neste mundo, o sofrimento fará parte da vida. Se você é seguidor de Cristo, sempre será diferente do restante das pessoas e poderá sofrer perseguição, assim como Jesus quando viveu aqui. Mas, nunca se esqueça de que Ele estará sempre ao seu lado para o fortalecer.

Giuliana Cruz e Guido Cruz | São Paulo, Brasil

Mãos à Bíblia

3. De acordo com 1 Pedro 4:12-14, por que os cristãos não deveriam se surpreender com seu sofrimento? (Veja também 2Tm 3:12; Jo 15:18). Complete as lacunas:

“Amados, não estranheis o _________________________ ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, _________________________ na medida em que sois _________________________ dos sofrimentos de Cristo, para que também, na _________________________ de Sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, _________________________ sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus” (1Pe 4:12-14).

4. O que Apocalipse 12:17 revela sobre a realidade da perseguição aos cristãos nos últimos dias? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Os cristãos que guardam os mandamentos e têm o testemunho de Jesus serão perseguidos.

B.( ) Os verdadeiros cristãos não serão perseguidos, pois Jesus os livrará de todos os males.

C.( ) Os cristãos serão perseguidos somente pelos ateus.

Não há dúvida de que, para um cristão fiel, a perseguição pode ser uma realidade sempre presente. Pedro tratou dessa questão ao advertir seus leitores sobre o “fogo ardente” que eles estavam enfrentando.

Pense Nisto
O que você faz quando vê alguém sofrendo bullying? Fica quieto ou ajuda a pessoa? Guardar o sábado envolve sempre sofrimento e perseguição? O que a expressão “sofrer por Cristo” significa para você? Por quê? Deus jamais permitirá que soframos acima do que possamos suportar (1Co 10:13).
Quarta-feira, 03 de maio
As estrelas brilham à noite

Meu pai queria que eu tivesse a melhor educação, por isso me matriculou no ensino fundamental de uma escola internacional. No entanto, não era uma escola adventista e os alunos frequentavam aulas aos sábados. Meu pai solicitou aos administradores que me dispensassem das aulas nesse dia. No início tudo correu bem, mas, com o passar do tempo, eles se tornaram inflexíveis. Algumas vezes, por faltar às aulas de sábado, eles me suspendiam das aulas da segunda-feira seguinte. Apesar disso, continuei a guardar o sábado.

Eu passava o sábado estudando a lição da Escola Sabatina. Mais tarde, descobri outros alunos adventistas e começamos a nos reunir aos sábados no campus escolar, para discutir a lição e orar. Por fim, acabamos transformando a nossa reunião num culto, e os anciãos da igreja vinham todo sábado nos ajudar.

Ao sofrer perseguição por parte da administração da escola, comecei a levar a sério minha fé. Dediquei mais tempo ao estudo da Bíblia e à oração. Essa experiência me motivou a tomar uma posição firme em favor da fé.

“Na última grande batalha do conflito com Satanás, os que são leais a Deus serão privados de todo apoio mundano. Por se recusarem a transgredir Sua lei em obediência a poderes terrestres, serão proibidos de comprar e vender. Por fim, será decretada a morte deles (Ap 13:11-17). Porém, a seguinte promessa é dada ao obediente: ‘Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas são certas’ (Is 33:16).”1

“Os que se esforçam para obedecer a todos os mandamentos de Deus enfrentarão oposição e zombaria. Somente com a ajuda de Deus, eles serão capazes de permanecer firmes. A fim de suportar a prova que os espera, os fiéis devem compreender a vontade de Deus conforme está revelada em Sua Palavra, pois só podem honrá-Lo na medida do conhecimento que tenham de seu caráter, governo e dos propósitos divinos, e na medida em que atuem conforme a luz que tem sido concedida a eles. Somente aqueles que têm fortalecido a mente com as verdades da Bíblia poderão resistir no último grande conflito. Todos terão que passar pela prova decisiva: Obedecer a Deus ou aos homens?”2

1. Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 121, 122.

2. Ellen G. White, O Grande Conflito,p. 593, 594.

Ashley Natasha Odhiambo | Silang Cavite, Manila, Filipinas

Mãos à Bíblia

5. Compare 1 Pedro 4:17-19 com Isaías 10:11, 12 e Malaquias 3:1-6. O que essas passagens têm em comum? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Mencionam as joias de ouro e prata do povo de Israel.

B.( ) Falam dos deveres dos levitas.

C.( ) O fato de que o juízo começará pela casa de Israel.

Todas essas passagens descrevem que o processo do juízo começaria pelo povo do Senhor.

6. Como Lucas 18:1-8 auxilia na compreensão do juízo de Deus?

Quinta-feira, 04 de maio
Decisões diárias

Em 1 Pedro 3:13-22, Jesus é apresentado como Alguém que foi perseguido. Ele sofreu, morreu pelos nossos pecados, mas, por fim, venceu e está à direita do Pai no Céu. Pedro escreveu: “Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês” (1Pe 2:21). Podemos sofrer perseguição devido às nossas decisões de fé, mas Cristo é nosso modelo e devemos imitá-Lo.

Precisamos entender o propósito das provações. A perseguição ou sofrimento por Cristo pode ocorrer na escola, no trabalho e, às vezes, até num ambiente cristão, quando surgem divergências. O convite para ir a uma festa com amigos ou o surgimento de uma situação desconfortável com colegas de trabalho podem causar um ambiente hostil. Porém, não podemos negar nossa fé. Devemos sempre pedir ao Espírito Santo que nos conduza e fortaleça para que testemunhemos de Jesus.

A provação nos ajuda a desenvolver melhor relacionamento com Cristo. Por exemplo, quando estamos no meio de pessoas que não compartilham de nossas crenças, precisamos decidir o que fazer. Nossa decisão afetará essas pessoas para o bem, a fim de que aceitem a salvação, ou para o mal, para que recebam o juízo dos ímpios.

Nesses momentos, precisamos nos lembrar das palavras de Pedro: “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração” (1Pe 3:14, 15). No Céu, existe um lar preparado para todo aquele que for fiel até o fim, mas primeiro temos que passar no teste como filhos e filhas de Deus.

Miguel Angel Correa | Manila, Filipinas

Mãos à Bíblia

Sofremos porque estamos no meio do grande conflito entre Cristo e Satanás. Isso não é uma simples metáfora, nem um símbolo do bem e do mal em nossa natureza. Existe o diabo e Jesus, seres reais, disputando uma batalha real pelo ser humano.

7. Como essas passagens bíblicas ajudam a responder à pergunta sobre a origem do sofrimento? (1Pe 5:8; Ap 12:9; Ap 2:10). Assinale a alternativa correta:

A.( ) Revelam que o sofrimento está ligado ao mal que fazemos.

B.( ) Mostram que o sofrimento é causado pelo grande conflito.

C.( ) Indicam que o sofrimento não atinge os filhos de Deus.

8. Leia 1 Pedro 4:19. Como esse verso o ajuda em suas lutas?

Quando sofremos, especialmente quando esse sofrimento não resulta diretamente da nossa maldade, naturalmente fazemos a pergunta de Jó diversas vezes: Por quê? E, como muitas vezes é o caso, não temos uma resposta. Como disse Pedro, tudo o que podemos fazer é entregar nossa vida a Deus, confiando nEle, o nosso “fiel Criador”, e continuar “na prática do bem” (1Pe 4:19).

Pense Nisto
Qual tem sido a provação mais frequente em sua vida?
Sexta-feira, 05 de maio
Por que sofremos?

A vida do cristão é afetada pelas experiências positivas ou negativas. Muitas vezes, prazer, alegria e felicidade se misturam com dor, aflição e dificuldade. O sofrimento é uma realidade que tem potencial para nos edificar ou destruir. Ele pode ser fruto de nossas decisões erradas e consequência de nossas atitudes. Contudo, há ocasiões em que, mesmo as decisões corretas nos trazem perseguições e sofrimentos injustos.

Por que precisamos sofrer? Por que Deus permite que pessoas boas sofram injustamente? Ele sempre tem um propósito ao permitir que a dor, a aflição e o sofrimento nos sobrevenham. Assim como o fogo, o martelo e as pancadas no ferro são necessários para produzir uma boa espada de aço, Deus permite que passemos por tribulações a fim de que alcancemos maturidade espiritual. Pense no seguinte: para que serve uma espada que não foi testada contra outra para provar sua resistência?

Os sofrimentos e pesares que enfrentamos são, na verdade, dirigidos contra o próprio Jesus. Como o patriarca Jó, somos afetados colateralmente na grande guerra cósmica entre as forças do bem e do mal. Portanto, como verdadeiros soldados de Cristo precisamos suportar tudo o que aparecer em nosso caminho. Quando a batalha se intensificar e a vida se tornar mais difícil, Jesus, nosso Libertador, não nos deixará sozinhos. Ele prometeu lutar ao nosso lado até que a vitória final esteja garantida.

Como devemos reagir ao sofrimento injusto ou imerecido? “Bem-aventurados serão vocês quando, por Minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos Céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês” (Mt 5:11, 12). Essa é a atitude e o espírito com que devemos enfrentar o sofrimento e a dor. Não nos esqueçamos de que uma grande recompensa está reservada para todos aqueles que suportarem até o fim a perseguição e o sofrimento por causa de Cristo!

Komal Nunfeli Swansi | Silang, Cavite, Filipinas

Pense Nisto
Seria correto implorar por sofrimento só para provar nossa lealdade a Deus? Evitar o sofrimento é um ato de covardia e de infidelidade para com Deus?
Mãos à obra
Anote as bênçãos divinas em sua vida. Reflita sobre elas quando passar por momentos difíceis e enfrentar provações. Ore pelos missionários que estão trabalhando em países fechados ao evangelho. Se possível, tente se comunicar com eles (e-mail, telefone, carta). Procure encorajá-los com mensagens bíblicas e diga que você está orando por eles. Pense em dedicar algum tempo como missionário em um projeto da igreja. Lembre-se do sacrifício de Cristo, dos apóstolos e dos nossos pioneiros para proclamar o evangelho. Medite nas provações dos cristãos primitivos. As lições da vida deles podem impactar sua vida. Tente desenhar ou ilustrar a perseguição sofrida pela igreja primitiva. Se possível, inclua algum tipo de símbolo que indique a esperança que sustentou sua fé.