Sexta-feira
14 de fevereiro
FICOU CEGO E PASSOU A ENXERGAR
Então, Sansão orou ao Senhor: – Ó Soberano Senhor, lembra-Te de mim! Ó Deus, eu Te suplico, dá-me forças mais uma vez, para que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus olhos! Juízes 16:28

A visão está ligada à região do cérebro chamada córtex visual primário. Alguns estudos demonstraram que as pessoas cegas também utilizam a mesma região cerebral. A diferença está na origem da informação que chega até ela. Em quem enxerga, a informação provém dos olhos. Naqueles cuja visão está comprometida, ela provém do tato, da audição ou dos demais sentidos. Portanto, os cegos têm a sua maneira de “enxergar”.

A história de Sansão revela que, enquanto tinha seus olhos intactos, ele padecia de cegueira espiritual. No entanto, passou a enxergar sua real condição quando seus olhos foram furados. Durante o período em que esteve girando aquele moinho, Sansão teve muito tempo para refletir sobre sua relação com Deus. Diariamente pensava nas escolhas que havia feito e nas consequências delas sobre sua vida. Ele pôde se arrepender e confessar suas falhas.

Séculos mais tarde, Sansão foi incluído na galeria dos heróis da fé da Epístola aos Hebreus. Neste mundo de pecado, o verdadeiro heroísmo está em descobrir o poder da fé no amor perdoador de Deus.

Que tal reservar um tempo para ficar sozinho em um lugar silencioso e pensar nas escolhas que tem afastado você de Deus? Tenha certeza de que o Espírito Santo o acompanhará. Ele atuará como um guia, que o conduzirá ao arrependimento e, então, aos pés de Cristo.

A história de Sansão também nos ensina a não desistir, mesmo após uma derrota para o pecado. Saiba que Deus oferece uma segunda chance aos sinceros de coração. Ele pode restabelecer nossas forças mais uma vez. Ele tem o poder de nos curar da cegueira do pecado. Aqueles que se arrependem, confessam e pedem perdão deixam de ser escravos cegos do pecado e se tornam filhos de Deus.