Algumas aranhas vivem junto de lagos e riachos. Constroem suas teias ali perto e algumas até caminham sobre a água. A aranha-d’água, porém, não só caça na água, como vive embaixo dela. É a única que consegue fazer isso. O corpo dessa pequena aranha negra é coberto de pelos que formam pequenas bolhas de ar. Visto que as aranhas respiram pelos poros, a aranha-d’água continua respirando enquanto mergulha.
É entre a vegetação do fundo do lago que a aranha-d’água faz o ninho. Os preparativos são feitos fora da água, onde tece uma teia em forma de sino, com fios tão juntos que chegam a impermeabilizá-la. Ao descer, a teia está cheia de ar. Levando-a com a abertura para baixo, ela cria uma pressão externa que empurra o ar para cima, como se fosse um pequeno balão. Em um cantinho seguro e calmo, ela entra na bolsa e fecha-a por dentro. Permanece aí até a chegada da primavera, quando nascem os filhotes.
Davi se referiu a Deus como o bom pastor, Aquele que o levava às águas tranquilas. Quando somos crianças nos deixamos levar para qualquer lugar. Primeiro porque temos confiança total em nossos pais e, segundo, porque não temos consciência de para onde estamos sendo levados.
À medida que crescemos, nossa capacidade de escolha cresce também. Começamos a ter preferências e até rejeitamos a companhia daqueles que por tanto tempo nos carregaram no colo. Mesmo que insistamos em dizer que somos autênticos, que sabemos escolher, e que ninguém nos manipula, sempre há algo ou alguém que nos estimula. É importante saber para onde estamos indo, mas a questão maior é saber quem está nos levando.
Davi só se sentia tranquilo quando se deixava guiar pelo Bom Pastor. “Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!” (Salmo 131). Deixe Jesus, o Bom Pastor, guiar você. Ele o levará às águas tranquilas do Rio da Vida.