Segunda-feira
07 de dezembro
A batalha dos fiéis
Talvez o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos ou com poucos. 1 Samuel 14:6

A situação era desesperadora. Israel estava em batalha contra o poderoso exército filisteu. Pela lógica dos números, o conflito estava decidido. Os homens de Israel se esconderam em todos os buracos que encontraram. O rei Saul estava em sua tenda, andando de um lado para o outro, tentando encontrar uma saída.

Enquanto Saul coçava a cabeça dentro da tenda, lá fora um jovem resolveu se mexer. Jônatas chamou seu escudeiro e disse mais ou menos assim: “Vamos lá conferir de perto! Não estou vendo essa ameaça do mesmo jeito que os demais. Deus pode livrar com muitos ou com poucos!” A atitude de Jônatas foi tão impressionante que acabou transformando aquela batalha perdida em uma das maiores vitórias do povo de Deus.

Jônatas havia compreendido que o Senhor não necessita de um grande exército para vencer uma guerra. Deus precisa apenas de alguém que esteja disposto a pagar o preço que a fidelidade exige.

Algumas lições desta incrível batalha vencida por Deus:

Primeiro, jovens fiéis tomam a iniciativa da batalha. Jônatas chamou a responsabilidade para si. Para aqueles que não têm compromisso com Deus, isso parece uma loucura.

Segundo, jovens fiéis estão mais predispostos a confiar. Aqueles que mantêm fidelidade à aliança com Deus aprendem desde cedo a ver Deus agindo pessoalmente em sua vida.

Terceiro, jovens fiéis não têm medo de ser minoria. Na história do povo de Deus, os fiéis nunca estiveram em maior número que os demais. Na matemática divina, a minoria não é impedimento. Costuma ser a estratégia para a vitória.

Quarto, jovens fiéis não lutam sozinhos. Jônatas chamou um servo para lutar a seu lado. Espero que você tenha pelo menos um amigo que lute com você. Mas, se você não tiver ninguém, ainda assim você não está só. Deus promete entrar pessoalmente no combate. E, quando Ele entra na batalha, o adversário bate em retirada.

Na batalha contra o mal, nenhum jovem é deixado lutando sozinho!