Terça-feira
18 de maio
A casa em ordem
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Provérbios 4:23

Você já ouviu algumas pessoas reclamarem da vida desorganizada? Muitas vezes é a própria casa e a rotina que estão uma bagunça; talvez sejam os relacionamentos familiares na tensão da desorganização.

No entanto, há uma casa cuja desordem precede todas as demais: a casa interior. Por que é tão importante pôr essa casa em ordem?

Nossa casa interior pode estar cheia de distrações até legítimas, mas precisamos estar atentas para que elas não ocupem o espaço de Deus.

Outra coisa que impede a presença de Cristo em nossa casa interior é o pecado, o qual intencionalmente resiste à Sua santa presença e à plenitude que Dele advém. O pecado impõe uma tal desordem de princípios, prioridades e valores que todas as nossas decisões ficam comprometidas.

Uma casa interior organizada determina nosso mundo exterior: relacionamentos, satisfação profissional, etc.

Muitas pessoas se enganam pensando que, quanto mais conhecerem de Bíblia e participarem de programações, mais convertidas serão. Porém, mesmo o excesso de conhecimento e atividades religiosas podem ocupar o espaço de Deus.

Ao longo da história bíblica, em algum momento da vida, muitos precisaram organizar a casa interior, abrindo mão de crenças distorcidas, da autossuficiência e da falta de confiança em Deus.

A busca pela ordem interior às vezes é uma batalha solitária que mexe em nossas mais ocultas motivações, nos sentimentos e pensamentos que cultivamos, na forma de administrarmos o tempo.

Anne, esposa do aviador Charles Lindhbergh, escreveu: “A coisa que mais anseio é estar em paz comigo mesma. […] Eu quero, na verdade, viver em estado de graça, o mais que puder. Esse estado quer dizer uma harmonia interior, essencialmente espiritual, que possa se manifestar na harmonia exterior. Talvez queira o mesmo que Sócrates, quando faz a oração de Fedro: ‘Que meu homem exterior e o homem interior sejam um só.’ Eu gostaria de alcançar um estágio de graça espiritual interior que me possibilitasse atuar e contribuir, como Deus gostaria que eu fizesse.”

Como anda sua casa interior? Cuide bem dela para que seu Hóspede mais importante esteja aí, capacitando-a para suportar as pressões da vida externa, dando-lhe paz e plenitude.