Alguma vez você ouviu um sermão e teve a sensação de que foi feito sob medida para você? Acontece. E nem sempre é fácil lidar com isso! Entretanto, o pior problema ocorre quando, em vez de tomarmos o que ouvimos como lição para a própria vida, nós o aplicamos à vida alheia. Na última ceia, a atitude dos discípulos de Jesus ilustra bem essa realidade. O Mestre revelou que um deles O trairia. Então eles começaram a se esquivar e a se acusar mutuamente. Todos ali tinham defeitos. Trair ou não trair Jesus seria só uma questão de tempo e de circunstâncias. Judas entregaria Cristo, Pedro O negaria três vezes, e os demais fugiriam, temendo pela própria vida. Se todos eles corriam o risco de trair Jesus, por que então um tentava se convencer de que o problema estava com o outro?
Em certa ocasião, um pastor pregou um sermão sobre como a fofoca destrói os relacionamentos na igreja. Veio a calhar. Com frequência, os membros daquela comunidade se envolviam em intrigas e difamações. No fim do culto, um dos maiores causadores de confusão na igreja se aproximou do pastor e disse: “Ótimo sermão! Pena que a pessoa que mais precisava ouvi-lo não veio à igreja hoje.”
Somos especialistas em projetar nossos defeitos nos outros. É por causa disso que às vezes afastamos pessoas de nós mesmos. Pensar que o problema é sempre do outro, e nunca meu, é uma atitude que desfaz amizades, destrói casamentos, dificulta o trabalho e infantiliza pessoas que deveriam estar se esforçando por ser melhores do que são. Não espere o outro mudar. Mude você. Ainda que “o outro” deixe a igreja ou se transfira, o problema não acaba. Sabe por quê? Porque eu fiquei e eu não mudei.
A saída é se olhar no espelho, especialmente para aquela parte com a qual você não se identifica ou não reconhece como sua e para a qual, portanto, não busca solução. A Bíblia chama isso de arrependimento e confissão. Esse processo começa quando você para de exigir dos outros mudanças que você mesmo não está disposto a fazer. Trata-se de uma atitude diferenciada, incomum, mas que Deus, com Seu infinito poder, torna real. Ore a Ele hoje em busca de ajuda e diga: “Senhor, desejo que a realidade da igreja mude, a começar por mim!”