Um dos mais importantes clássicos da literatura mundial é O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo. A trama revela o amor não correspondido de um corcunda por uma bela cigana chamada Esmeralda. O final triste dessa história contrasta com o de uma outra corcunda.
Não sabemos o nome dela, mas as informações que a Bíblia fornece são suficientes para percebermos o tamanho de seu sofrimento. Dezoito anos. Esse era o tempo em que ela lutava com uma enfermidade espiritual que tornava seu corpo torto e voltado para o chão. A Bíblia retrata sua história exatamente no momento em que as coisas mudam para ela. A mulher estava na igreja, no sábado, quando Jesus se deparou com sua infeliz situação e resolveu dar um basta em seu sofrimento.
O grande pregador Charles Spurgeon disse, certa vez, que os milagres de Jesus são como sermões para os olhos. Ou seja, os detalhes das intervenções miraculosas do Senhor ensinam como vencer situações espirituais. Por exemplo: do mesmo modo que Jesus curou cegos, Ele pode abrir os olhos de nosso coração para enxergarmos as belezas da salvação.
Assim, a cura dessa mulher encurvada também tem importantes lições para nós. O mundo está cheio de gente corcunda espiritualmente. Só olhando para baixo e sem esperança com respeito ao futuro, milhares de pessoas vivem sofrendo, arqueadas pelo peso dos erros cometidos no passado e no presente.
O texto diz que a mulher “não conseguia se endireitar”. Esse é o retrato da situação de todo corcunda espiritual antes de ter um encontro pessoal com Jesus. Pessoas assim vivem tentando, de uma forma ou de outra, erguer a cabeça, mas acabam sempre acumulando mais peso, que inclina a coluna da vida para baixo.
A única solução é o milagre divino. “Quando Jesus a viu, Ele a chamou e disse: – Mulher, você está curada” (Lucas 13:12). Simples assim. Se, por algum motivo, você tem andado encurvado, sem esperança e acumulando fardos de culpa sobre os ombros, deixe Jesus enxergá-lo e erguê-lo para a salvação.
Depois da morte de sua amada, Quasímodo, o corcunda de Notre Dame, nunca mais foi visto, até que os restos mortais de uma pessoa com a espinha torta foram encontrados junto ao túmulo da cigana Esmeralda. Triste final! Entretanto, no caso da corcunda da Galileia, a história não termina assim. Jesus a endireitou. Ele quer fazer o mesmo com você.