Sábado
16 de dezembro
A cruz de Cristo
Em seguida o levaram para fora a fim de o crucificarem. Marcos 15:19

Ainda me recordo do impacto que a descoberta do capítulo 53 de Isaías teve sobre mim. Lembro-me da emoção que essas letras sagradas produziram no início de minha adolescência.

Muitos anos antes de os fatos do Calvário ocorrerem, Isaías descreveu com precisão cirúrgica o drama da cruz. De modo magistral, esse que é considerado por muitos o capítulo mais importante do Antigo Testamento, apresenta o que causou a morte de Jesus.

(1) Nossos pecados. “Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades” (Isaías 53:5, ARA). De acordo com esse versículo, foram nossos pecados que causaram a morte do Senhor. Pecado é coisa séria. Custou a vida do Filho de Deus. Por isso, não podemos brincar com as ofertas que o inimigo coloca diante de nós.

(2) A vontade do Pai. “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53:6, ARA). Nesse sentido, o versículo 4 acrescenta a expressão “ferido de Deus” para referir-se a Jesus. Na cruz, movido por um amor descomunal, Deus, o Pai, sacrificou o Filho em substituição à morte da humanidade. Octavio Winslow diz: “Quem entregou Jesus para morrer? Não foi Judas, por dinheiro; não foi Pilatos, por temor; não foram os judeus, por inveja – mas o Pai, por amor!” Na cruz, um Pai cheio de amor entregou o próprio Filho para salvar a mim e a você, gente que não merecia.

(3) A entrega de Jesus. “Certamente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si” (Isaías 53:4, ARA). Ninguém forçou Jesus a fazer o que fez. A cruz foi um ato espontâneo e que respeitou a livre vontade do Senhor. Em várias passagens, o próprio Cristo confirmou sua disposição amorosa: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. […] O Pai me ama porque Eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. Ninguém tira a minha vida de mim, mas Eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la” (João 10:11, 17, 18). Em resposta a essa entrega de Jesus, a única coisa que podemos oferecer é todo o nosso ser para Ele em completa devoção e satisfação.

A cruz foi o palco em que o maior espetáculo do universo foi apresentado. Nela, uma combinação de causas convergiram para revelar o glorioso e extravagante amor de Deus. Olhe hoje para o Calvário, e a salvação olhará para você.