Quinta-feira
24 de dezembro
A força do amor
Quando Jacó viu Raquel [...] e as ovelhas de Labão, aproximou-se, removeu a pedra da boca do poço e deu de beber às ovelhas de seu tio Labão. Gênesis 29:10

Algumas histórias de amor narradas na Bíblia são tão emocionantes que, ao longo do tempo, inspiraram grandes obras de arte. Em 1518, o artista italiano Rafael Sanzio, inspirado pela paixão de Jacó e Raquel, pintou um quadro belíssimo, no qual retrata o encontro dos dois. No campo das letras, Luís de Camões, poeta português nascido no início do século 16, também foi influenciado pelo relato de Gênesis, compondo o famoso “Soneto 29”.

A história é impressionante. Jacó encontrou-se com Raquel e teve a certeza de que ela era a resposta de Deus às suas orações. Fugitivo e pobre, ele trabalhou sete anos para se casar com ela. No entanto, após ser enganado por seu sogro (e tio), ele se propôs a trabalhar outros sete anos para pagar o dote do casamento com sua amada. O texto bíblico assim expressa a capacidade humana de sofrer por amor: “Mas, porque ele a amava, esses anos pareceram poucos dias” (Gn 29:20, NTLH). E, como Luís de Camões sugere, ele ainda trabalharia muito mais, se não fosse a vida tão curta para um amor tão grande!

O que chama a atenção é o fato de que Jacó era tranquilo, caseiro e muito apegado à mãe. Porém, quando encontrou Raquel, não hesitou em arrastar sozinho a pedra que tapava a boca de um grande poço de água, dar de beber a todo rebanho e ainda trabalhar 14 anos para provar sua fidelidade amorosa. Jamais subestime a força do amor!

Hoje, muitos dizem que amor fiel e constante não existe, que é muito difícil um relacionamento sobreviver a uma tempestade e que a separação é algo quase inevitável. Por que com Jacó foi diferente? A Bíblia apresenta a resposta. Se você ler a história toda, vai observar que o patriarca chegou àquele lugar depois de uma experiência com Deus, guiado por Ele, debaixo das orações de seus pais e atento ao direcionamento divino. Este é o segredo para estabelecer um relacionamento duradouro: tenha certeza de que Deus está conduzindo todas as coisas. Esse é o caminho para a felicidade no amor.