A sociedade contemporânea busca fórmulas que facilitem a vida. Muitas são encontradas em livros ou tutoriais do tipo: “Dez passos para ser feliz”, “Conquiste as pessoas no primeiro encontro”, “Como reconstruir seu relacionamento”, entre outros. No entanto, sabemos que as coisas não são tão simples. As dicas para melhorar nossa qualidade de vida são bem-vindas, desde que sejam sérias e bem fundamentadas.
Existe no íntimo do ser humano o desejo de ser estimado pelas pessoas. É desagradável chegar a um lugar e perceber que sua presença não é bem-vinda. Para evitar esse tipo de situação, muitas pessoas procuram conselhos para ser queridas, respeitadas e influentes em sua esfera de ação, mas o que se percebe é que as dicas ficam limitadas ao comportamento. Elas não tratam das dificuldades essenciais do ser humano.
Entre tantos outros conselhos, a Bíblia aponta o segredo para que sejamos apreciados pelas pessoas: “Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens e boa reputação” (Pv 3:3, 4). Jamais se separe do amor e da fidelidade. Esse é o segredo para ser aceito pelas pessoas e por Deus.
Quando você mantém essas duas qualidades presas “ao redor do seu pescoço”, as pessoas percebem que suas ações são amorosas e leais. Esse é um testemunho poderoso. Além disso, quando amor e fidelidade estão escritos em seu coração, tornam-se virtudes enraizadas em sua vida, sendo, assim, parte de sua identidade. Como resultado ocorre algo maravilhoso: “Você terá o favor de Deus e dos homens.” Portanto, peça a Deus que o amor e a fidelidade façam morada no seu coração, para que sua boa influência seja um meio de ajudar as pessoas em suas necessidades e levá-las à salvação em Jesus Cristo.