Quarta-feira
18 de setembro
A geometria da natureza
O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força. Eclesiastes 9:10

Deus é o verdadeiro pai da geometria. É só dar uma olhada em volta para comprovar isso. Ele espalhou figuras perfeitas em árvores, flores e casas de abelhas. Os ganchinhos que a videira usa para se agarrar funcionam por toque. Quando acha um apoio, o tecido externo cresce mais do que o interno, altera a direção do ramo e adquire o formato de uma mola, uma espiral perfeita.

Aquela planta silvestre parecida com um floco de algodão, e que a gente desmancha com um sopro, é o dente-de-leão. Depois de polinizada, as sementes ficam presas à base, agarradas a plumas levíssimas, distribuídas na haste em forma radial. Esse tipo de distribuição deixa o maior número de sementes expostas ao vento, o seu meio de transporte.

Por que as abelhas não fazem favos de mel quadrados ou retangulares? Por que escolhem sempre o formato hexagonal? Doze metros de corda são suficientes para cercar um retângulo de 5 m2, e os mesmos 12 metros cercam um quadrado de 3 x 3 metros. Agora vamos usar os 12 metros de corda e fazer com ele um hexágono com ângulos de 120 graus. A área livre é a maior das três: 10,5 m2. O hexágono é o melhor pacote para armazenar o mel, pois a área de uma figura geométrica fechada com ângulos de 120 graus é maior do que outra, com ângulos de 90 graus. Além disso, o hexágono é perfeito para o empilhamento dos favos, pois não deixa nenhuma fresta entre uma camada e outra.

Plantas e abelhas praticam eficácia e eficiência procurando melhores resultados com o menor gasto de energia. Você já ouviu falar em Programa de Qualidade Total, Certificado ISO, etc. As empresas estão correndo atrás disso, mas as abelhas e as plantas já o têm há muito tempo. Deus, o pai da qualidade total, ensina que qualidade é trabalhar com dedicação e amor. “Não façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. […] Façam tudo sem queixas nem discussões” (Filipenses 2:3, 14).

Só teremos qualidade máxima, quando seguirmos o que diz este verso: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Colossenses 3:23).