Terça-feira
17 de março
A graça é boa-nova
E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra. 2 Coríntios 9:8

No início da década de 1990, a Igreja Adventista realizou uma pesquisa mundial sobre fé, valores e compromisso dos jovens adventistas. Com o nome de Valuegenesis, essa pesquisa foi repetida nos anos 2000 e 2010 nos Estados Unidos e Europa. Há informações valiosas nela sobre o que os jovens pensam a respeito da igreja e da fé. O dado que achei mais preocupante é o de que o jovem adventista não tem certeza de sua salvação. “Se eu morresse hoje, o que aconteceria comigo?” Essa é a pergunta mais angustiante que o jovem de nossa igreja enfrenta.

Eu mesmo levei anos na igreja para compreender o evangelho. E vejo muitos jovens lutando para sobreviver a uma cobrança envenenada em relação à fé. Conheço um bom número de igrejas que colocam uma ênfase excessiva no comportamento. Existem líderes que usam a culpa como motivação para que os jovens façam o que é certo.

De modo semelhante, os fariseus eram rígidos, ásperos e suspeitavam de qualquer atitude livre de amarras. Jesus disse que eles não entravam nem deixavam as pessoas entrar no reino de Deus (ver Mt 23:13). Eles não eram maus. Eram “bons” demais.
Achavam-se bons. De algum modo, Jesus queria que entendêssemos que a vida se torna miserável quando se tenta fazer as coisas de Deus pelo próprio esforço. Jesus não era contrário às regras. Elas são importantes, mas o poder para a obediência precisa vir de dentro.

Em vez de apresentar uma longa lista de exigências, Jesus falou do coração. Enfatizou a fé e a graça. Os evangelhos não registram Jesus usando a palavra graça, mas não há problema. Ele ensinou esse conceito e, mais importante que isso, viveu a graça plenamente. Não existe uma definição de graça na Bíblia, mas graça é boa-nova, notícia maravilhosa, salvação imerecida.

Jesus veio para satisfazer as exigências da Lei e morreu em nosso lugar. Tudo o que você precisa fazer é aceitar esse dom gratuito. Ponto final. Jesus morreu e ressuscitou. Ele pagou o preço de nosso pecado. Você crê nisso? Você aceita que o preço foi pago em seu lugar? Isso é graça! Essa é a boa-nova. Tudo foi pago. Não existe mais conta a pagar para Deus. A dívida foi quitada.