Quarta-feira
05 de outubro
A graça não foi de graça
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus. Efésios 2:8

O que você pensa quando ouve que a salvação é de graça? Alguém pode ser tentado a imaginar que é algo sem valor. Isso é um engano. A salvação nunca foi de graça e nunca será. É verdade que os méritos humanos não conquistam a salvação. No entanto, a expressão “de graça” pode soar para alguns como algo para o qual não houve um preço, e isso não é verdade. O que é de graça para nós custou o sangue precioso de Jesus.

O apóstolo Pedro nos diz: “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito” (1Pe 1:18, 19). O resgate é gratuito para nós, mas custou tudo para Deus, que entregou o dom mais valioso do Céu: Seu Filho unigênito.

Vamos exemplificar. Um homem bom passeava em uma avenida movimentada quando avistou um mendigo descalço no asfalto quente. Compadecendo-se do andarilho, o cristão foi até uma loja e adquiriu um par de sapatos. Ao entregá-los para o necessitado, o generoso senhor disse: “Este é um presente para você. Não ande mais descalço no asfalto quente.” Você consegue imaginar a alegria do pobre homem ao receber aquele presente? Para ele não custou nada, mas alguém precisou comprá-lo e pagá-lo. O mendigo só precisou aceitar aquilo que custou um valor significativo para uma pessoa misericordiosa.

Com a graça, funciona assim também. O amor de Deus O levou a agir em nosso favor. Estávamos perdidos, mas fomos libertos, e isso custou a vida de Jesus. Não foi barato, muito menos de graça. Foi muito caro, mas nós podemos receber a salvação gratuitamente pela fé.

A salvação é um dom de Deus. Ela custou o imensurável preço do sangue do Filho de Deus. Nós merecíamos a morte, mas Deus nos deu a vida pela fé nos méritos de Seu Filho. O preço pelo perdão de cada pecado nosso foi pago por Jesus. Não foi “de graça” para Ele, mas nós a recebemos pela graça. Você aceita hoje essa salvação? Aceita o presente? Ele custou muito caro.