“Uma andorinha só não faz verão.” Se lhe ensinaram que a igreja é você, cuidado! É uma perigosa meia-verdade. “Igreja” significa “assembleia” ou “reunião”. No Novo Testamento, refere-se aos “chamados para fora” (ekklesia, em grego), aqueles que vão e anunciam a boa-nova aos outros. Para a mentalidade da época, era um conceito revolucionário. Mesmo hoje, ainda é. Esperar é mais fácil que agir; doutrinar, mais fácil que ensinar, cativar, amar e servir.
O Ocidente está cada vez mais individualista e menos “tribalista”, daí a ênfase na responsabilidade de cada um em detrimento do cuidado com a vida coletiva da igreja. “Cansei de ser de igreja, eu quero ser a igreja”, “a igreja é você!”: há uma ênfase no eu como templo e morada do Espírito. A Bíblia diz que “o reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17:21, ARA), que somos a “menina dos olhos” do Senhor (Sl 17:8), que o encontro com Jesus é pessoal, mas também diz que a salvação é vivida em comunidade por meio do batismo (At 2:41), do evangelismo (At 4:4), da adoração no templo e do serviço aos necessitados (At 5:15). Diz que somos “o corpo de Cristo” (Ef 4:12) e que devemos levar “os fardos pesados uns dos outros” (Gl 6:2).
Um monte de gente reunida está longe de ser uma equipe. Uma sala de cinema lotada não é um grupo social, apesar das experiências e dos objetivos compartilhados. Por isso, não é “filho de Deus” quem vai ao templo semanalmente e, mesmo assim, se recusa a ser parte da “família de Deus”. Só é possível deixar de ser de igreja e tornar-se igreja se cada membro cumprir ao menos três requisitos. Primeiro, receber Jesus no coração, fazendo Dele o centro da vida. Segundo, crer no Seu nome, ou seja, na missão e nos ensinos do Mestre; duas coisas inseparáveis. Terceiro, renascer “por meio da Palavra de Deus, viva e permanente” (1Pe 1:23).
Igrejas são multidões unânimes e atentas (At 8:6, NAA), mas também homens e mulheres, individualmente, servindo ao Senhor (v. 3). Ser de igreja e ser a igreja não são realidades incompatíveis. Se lhe ensinaram o contrário, cuidado! A oratória e a poesia só ajudam quando são baseadas na verdade. Agora você já sabe. Pense nisso!