Quarta-feira
27 de dezembro
A importância das palavras – Parte 1
O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras. Provérbios 18:21, NTLH

Em Raise a Leader [Crie um Líder] (p. 27), conto a história de um profissional bem-sucedido que confiou em mim ao relatar sobre o trauma e a resultante baixa autoestima que seus pais o levaram a sofrer quando apontaram para o melhor amigo dele e disseram: “Por que você não pode tirar boas notas como o Richard? Olhe só, ele parece um líder.” A mensagem dessa história é esta: as palavras dos pais têm importância! Aquilo que dizemos aos nossos filhos causa uma impressão duradoura. Nós, as mães, somos suas heroínas confiáveis. Portanto, nossas palavras definem o mundo deles; nós lhes dizemos quem são e predizemos o que se tornarão. Os pais escrevem o roteiro. Que roteiro você está escrevendo?

Depois, vem a história de Dick Hoyt e seu filho incapacitado, Rick, tetraplégico que sofre com paralisia cerebral e espasmos. Rick não falava, mas, trabalhando com engenheiros, seus pais lhe deram uma voz. Rick escolhe letras em uma tela de computador para formar palavras e frases. Aos 13 anos de idade, Rick “disse” a seu pai que gostaria de “correr” em uma corrida. Depois da corrida beneficente, com Dick empurrando a cadeira de rodas do seu filho, Rick diz a seu pai que, quando ele “corre”, sente desaparecer a sua incapacidade. Os pais de Rick viram suas incapacidades, mas, conhecendo a inteligência dele, estimularam seus sonhos e procuraram maneiras de torná-los realidade. Um roteiro de sucesso foi escrito para Rick por seus pais.

De acordo com o nosso texto, as palavras podem matar ou dar vida! A escolha é nossa. Nós escolhemos se seremos agentes de vida ou portadores da morte. Hoje é um novo dia; novas oportunidades nos aguardam. Que palavras escolheremos usar – em nossa casa, no local de trabalho, com colegas ou supervisores? Que palavras você escolherá quando falar com seu filho ou cônjuge? Se um colega for rude, que palavras você escolherá? E se você tiver um chefe insuportável, que palavras usará?

Até mesmo palavras faladas descuidadamente voltam para nos assombrar. As palavras são poderosas; leve-as a sério. Elas podem causar uma impressão positiva. Podem também condenar. As palavras são importantes. Dizer a seu filho que ele é terrível, impossível, malcomportado e assim por diante, leva a mensagem de que ele é mau. Para essa criança, fazer coisas boas não vai mudar esse rótulo. A impressão já foi deixada.

Ajuda-me, hoje, a dizer palavras que inspirem, animem e façam aflorar o melhor nos outros.

Prudence LaBeach Pollard