Quinta-feira
27 de janeiro
A jornada de Dorcas
Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, nome este que, traduzido, é Dorcas. Ela era notável pelas boas obras e esmolas que fazia. [...] Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram ao quarto do andar superior. Todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas tinha feito enquanto estava com elas. Atos 9:36, 39

Às vezes recebemos solicitações para doar dinheiro, objetos de valor, roupas, comida ou outros bens por várias razões, ou seja, chamadas “causas nobres”. Também observamos necessidades que podemos suprir, então doamos voluntariamente. Contudo, alguns têm segundas intenções, buscando como eles podem se beneficiar do suporte de uma determinada causa.

Dentre todos os motivos para fazer doações, há alegria, realização pessoal e encorajamento que recebemos ao fazê-las. Também existem oportunidades para corrigir nossos erros e também nossos motivos impuros para doar. A “Jornada de Dorcas”, como a chamarei, é um bom exemplo de como doar e ajudar trazem bênçãos. Ao doar a outros, os presentes se multiplicam e ainda mais pessoas são abençoadas. Adquirimos paz mental, sabendo que também receberemos bênçãos por meio de nossas doações.

Somos frequentemente incentivadas a viver honestamente, fazer o bem e ajudar uns aos outros. Esse estilo de vida está de acordo com a expressão “colhemos o que plantamos”. A Jornada de Dorcas é bastante semelhante a isso. Quer demonstremos amor e carinho aos doentes, doemos uma cesta de alimentos a alguém que não tem condições de comprar algo tão necessário, compremos remédios para alguém que precise ou doemos peças de roupas para idosos ou acamados, trazemos alegria, ajudamos a curar feridas e trazemos bênçãos àqueles que enfrentam dificuldades.

Espera-se que, como um dos 10 leprosos que Jesus curou que retornou para agradecer, aqueles que são abençoados e restaurados lembrem-se de agradecer e passem a abençoar outros. Assim, o dom de doar amor e alegria continuará. Talvez jamais saibamos o caminho completo da Jornada de Dorcas, mas sabemos que ele começou com Jesus Cristo. Ele alimentou os famintos, curou os doentes e encorajou as multidões que O seguiam. As bênçãos se espalharam por causa das vidas tocadas pelas mãos de Deus. Você gostaria de se unir a mim em garantir que a Jornada de Dorcas sempre continue?

Elizabeth Ida Cain