Terça-feira
11 de julho
A luz brilha no escuro
O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Salmo 27:1

Eu estava me revirando na cama. Como ainda estava escuro, olhei para o teto. Eram 4h14. Ótimo! Ainda posso dormir mais duas horas! Depois, voltei a dormir.

Algum gênio por aí inventou um relógio que brilha no escuro e gruda no teto. Que invenção maravilhosa! Posso verificar as horas sem ter que me sentar ou acender a luz. São uns números grandes bem no teto do meu quarto, que consigo ver mesmo sem óculos.

Pelo menos, o relógio está lá quando o quarto fica escuro. Mas se o sol brilhar o bastante para iluminar o teto, os números fosforescentes do relógio já não ficam visíveis, então tenho que procurar o outro relógio, que fica na mesinha ao lado da cama.

Em uma manhã, quando o dia começou a clarear, eu ainda conseguia ver palidamente o relógio no teto. Aquilo me fez pensar sobre as trevas e a luz e sobre brilhar na escuridão.

A palavra luz é mencionada 263 vezes na Nova Versão Internacional (NVI) da Bíblia; e luz e trevas é um tema que aparece constantemente nas Escrituras, como em Isaías 9:2, que diz: “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” Encontramos esse tópico várias vezes, especialmente nos livros escritos pelo apóstolo João. Em João 8:12 lemos que Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” Ele também disse em Mateus 5:14 que nós – você e eu – devemos ser luzes no alto de um monte.

Mas muito antes que Jesus dissesse isso, Ele disse algo semelhante por intermédio de Isaías: “Eu o tomarei pela mão, o guardarei, e farei de você mediador da aliança com o povo e luz para os gentios” (Isaías 42:6). Mas como podemos fazer isso? O Salmo 18:28 nos dá uma ideia: “Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o SENHOR, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas.”

Quando olho para meu relógio no teto, penso que devemos ser luzes vistas facilmente neste mundo escuro onde vivemos. Porém, quando Jesus toma conta de nós, desaparecemos, e Ele é quem brilha. É isso que eu quero, que as pessoas vejam Jesus em mim. Lemos no Salmo 36:9: “Pois em Ti está a fonte da vida; na Tua luz, vemos a luz.”

Devo me apegar à promessa encontrada no Salmo 119:130: “A revelação das Tuas palavras traz luz e dá entendimento aos simples.”

{ Ardis Dick Stenbakken }