Terça-feira
07 de julho
A motivação do amor
Lembrando das palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber.” Atos 20:35

Qual é a maior motivação do amor? Alguns pensam que receberão uma bênção especial como resultado das doações que fazem. Mas então Paulo menciona um ensino de Jesus não registrado nos evangelhos: “Mais bem-aventurado é dar do que receber.”

Em Lucas 14:12 a 14, Jesus disse que devemos amar sem esperar nenhuma recompensa. Ele nos ensina, por exemplo, a incluir na lista de convidados de nossas festas, além dos amigos, aqueles que nunca são convidados para celebração alguma. O Senhor afirma que, agindo assim, seremos mais felizes (v. 14). E acrescentou: “A sua recompensa virá na ressurreição dos justos”.

Jesus é essa grande recompensa. Ele é nossa alegria. Se você não encontrar sua recompensa Nele, a generosidade, que não pede nada em troca, jamais será real em sua vida. Nossa satisfação Nele é a única recompensa que nos motiva a dar um pouco do que temos às pessoas que necessitam. Nossa alegria Nele expande quando colocamos outras pessoas nesse relacionamento. Para Jesus, o amor horizontal é muito importante. Ele disse: “Assim vocês mostrarão amor por Mim, se amarem uns aos outros.”

Em 1 Coríntios 13, lemos uma poderosa descrição do amor. Você pode falar em várias línguas, mas, sem amor, isso não significa nada. Você pode dar suas posses e seu corpo para ser queimado, mas, sem amor, não haverá efeito real algum. O amor cumpre toda a lei. O amor é muito abrangente. Amar alguém é dar o seu melhor para essa pessoa.

A experiência prova que, se não buscarmos a alegria em Jesus, não podemos amar os outros. Lembre-se do que Jesus falou: na contabilidade do Céu, dar é melhor do que receber (At 20:35). Se seu coração não dói pelo sofrimento do próximo, comece a andar mais com Jesus. Assim você vai amar como Jesus amou.