Quarta-feira
18 de janeiro
A MULHER DE SAL
Lembrem-se da mulher de Ló. Lucas 17:32

Você tem boa memória? Ou é daquelas pessoas que esquecem panelas no fogo, datas comemorativas e até o lugar em que estacionou o carro? Hoje em dia, a nossa mente está exposta a um volume tão grande de informação que estamos perdendo a capacidade de assimilação e retenção. Os psicólogos denominaram esse fenômeno de síndrome da fadiga de informação. A overdose de dados tem nos deixado ansiosos, cansados e também mais esquecidos. 

Os gregos deram nome à lembrança de anamnese, o que seria o contrário de amnesia (perda de memória). Entre várias anamneses contidas na Bíblia, a de Lucas 17:32 chama a minha atenção. Por que Jesus nos convida a nos lembrarmos de uma mulher anônima que se transformou em uma estátua de sal? Vamos ao Gênesis para entender. 

Ló e sua família moravam em Sodoma, cidade que se situava no vale do Jordão, local que era “como o jardim do Senhor” (Gn 13:10). Sodoma e Gomorra eram cidades prósperas, lindas, que mais pareciam um grande parque de diversão durante todo o ano. Ali os tickets para o prazer tinham créditos ilimitados. As duas cidades eram a capital mundial do hedonismo e da sensualidade sem moderação. 

A Bíblia diz que anjos de Deus desceram a fim de livrar o justo Ló e a sua família da destruição iminente (2Pe 2:7, 8). E foi justamente a hospitalidade de Ló que o salvou da chuva de fogo e enxofre que caiu sobre as cidades. Após saírem de Sodoma, porém, ele e a sua família receberam a seguinte ordem: “Fuja por amor à vida! Não olhe para trás” (Gn 19:17). Se eu fosse eles, faria de tudo para seguir essa exortação! 

Entretanto, a esposa de Ló desobedeceu à expressa ordem de Deus e olhou para trás, cheia de saudade de Sodoma. Embora o seu corpo estivesse fora da cidade, os seus pensamentos ainda permaneciam lá. Imediatamente a mulher “sem nome” se transformou em uma estátua de sal. 

Para Jesus, você e eu somos “sal da Terra” (Mt 5:13). A questão é se somos sal que dá sabor à vida das pessoas ou se somos insípidos, paralisados, pessoas que insistem em olhar para trás. Quem é você? Ainda está com o coração em Sodoma? Ao sair para as atividades deste dia, não se esqueça das lições preciosas deste pequeno verso da Bíblia: “Lembrem-se da mulher de Ló.”