A apostasia reinava em Israel, e Asa era rei em Judá. Ele tirou os altares pagãos e os locais nos bosques destinados ao paganismo e exortou o povo a buscar ao Senhor e a obedecer a Ele.
Então sua fé foi severamente provada. Zerá, da Etiópia, invadiu Judá “com um exército de um milhão de soldados e trezentos carros de guerra” (2Cr 14:9). Embora precavido com cidades fortes, muros, torres, portas e ferrolhos, e soldados valentes e bem treinados, a confiança de Asa estava no Senhor dos exércitos, que havia realizado miraculosos livramentos no passado.
O rei colocou o exército no campo de batalha e buscou a Deus. Diante dos inimigos, a fé deles precisava valer. Mas estavam eles em dia com Deus? Havia pecado não confessado entre eles? Confiavam no poder de Deus para os livrar?
O rei Asa havia sido um fiel líder. Em tempos de paz não se perdera em divertimentos e prazeres. Tinha preparado seu exército e levara o povo a estar em paz com Deus. Então, diante do conflito, embora suas forças fossem menores que as do inimigo, sua fé em Deus era inabalável. Havia buscado ao Senhor na bonança; na adversidade, podia descansar Nele.
O verso de hoje é a oração de Asa, reconhecendo o que o Senhor já havia feito no meio deles. Essa também deveria ser a nossa oração, enquanto estamos envolvidas na guerra contra os poderes do mal. Apenas em Deus está a vitória. Se nos aproximarmos Dele, pela fé, podemos ter a certeza de que todos os recursos da Onipotência estarão à nossa disposição para, em honra ao Seu nome, vencermos o inimigo.
A oração do rei foi ouvida! O Senhor feriu os etíopes, e eles fugiram, sendo perseguidos pelo rei e seu exército, até serem quebrantados diante do Senhor e Seu exército.
Quando os exércitos retornaram a Jerusalém, o Espírito de Deus pousou sobre Azarias, que disse: “Escutem-me […]. O SENHOR está com vocês quando vocês estão com Ele. Se O buscarem, Ele deixará que O encontrem, mas, se O abandonarem, Ele os abandonará” (2Cr 15:1, 2).
Busquemos diariamente ao Senhor, seja na bonança, seja nos maus tempos, e nós O encontraremos, pois Ele já nos deu a promessa da vitória!