Sábado
22 de setembro
A oração é a resposta
O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo O agrada. Provérbios 15:8

Já fazia alguns dias que aquela moça queria conversar comigo. Era uma menina aplicada nos estudos e muito envolvida com as coisas da igreja. Na semana anterior, ela havia começado a namorar um colega da escola. Quando ela falou que queria conversar comigo, imaginei que fosse pedir algum conselho em relação ao namoro ou coisa parecida. Mas o que ela falou me surpreendeu.

Aquela estava sendo uma semana muito agitada e não tive como recebê-la em minha sala. Como estava precisando muito da conversa, ela resolveu escrever uma carta me contando o que estava acontecendo.

Seu problema era consigo mesma. Contou-me na carta que havia muito tempo vinha lutando com seu temperamento. Explodia facilmente e, por causa disso, às vezes, tratava mal alguns colegas. Ela queria ajuda para mudar.

Como pastor, conduzi o assunto para uma solução espiritual. Respondi que Deus já tinha mudado a vida de muita gente e poderia mudar a dela também. Um dessas pessoas foi o apóstolo Pedro. Ele era um homem de temperamento explosivo e que, muitas vezes, ofendia e até agredia as pessoas. Sob a ação de Cristo, ele se tornou um homem amável e amoroso em suas palavras e ações.

A transformação na vida de Pedro é notada em suas palavras: “Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei” (1 Pedro 2:15-17).

Propus um desafio à minha aluna: a partir daquele dia, ela deveria orar três vezes por dia especificamente sobre sua dificuldade. Pedi que ela fizesse isso por um perío­do de um mês, depois desse tempo, conversaríamos novamente sobre o assunto.

Menos de um mês depois, ela me procurou dizendo que já estava sentindo o efeito das orações. Estava recebendo a mudança do Céu. Para sua surpresa, ela estava mais calma, e as explosões de sentimentos já não eram mais tão frequentes.

A oração funciona assim. Você a aciona e, por meio dela, Deus age em sua vida. Se precisa de alguma vitória, não deixe de orar sobre isso. A oração abre as portas para a atuação divina. Deus agirá em sua vida, derramando bênçãos sem medida.