Quando era criança, minha irmã e eu morávamos com meus tios perto de Fresno, Califórnia. Nossos pais trabalhavam a cerca de 150 quilômetros de distância e vinham nos visitar a cada dois fins de semana. Em uma dessas visitas, eles trouxeram uma grande surpresa para minha irmã e para mim. Era um cachorrinho terrier. Scout, como o chamamos, era tão fofo! Ele também era inteligente! Minha irmã, Priscilla, que era mais velha que eu, começou a lhe ensinar truques. Ele aprendeu muito rápido. Ela o ensinou a sentar, pedir, rolar, fingir de morto e, claro, a buscar as coisas.
Priscilla gastou muito tempo ensinando-o a “orar” conosco. Quando estávamos ajoelhadas ao lado de nossa cama à noite, ela fazia Scout se sentar ao nosso lado, cruzar as patas e depois colocar a cabeça sobre elas. Ele ficou muito bom nisso e sempre corria para o nosso lado quando estávamos nos preparando para orar de manhã e à noite.
No entanto, minha irmã ensinou a Scout um hábito muito ruim. E o que ele fazia realmente não era culpa dele, pois estava apenas sendo mal orientado. Minha tia não ficou nada feliz com esse truque. Ela batia no cachorro e ia atrás dele. Isto é o que estava acontecendo:
Minha irmã encontrava um buraco no chão e colocava uma bolinha de gude no buraco. Então ela pedia para o cachorro buscar a bolinha. Você pode imaginar como voava terra enquanto Scout cavava para achar aquela bolinha de gude! O problema era que minha irmã estava incentivando o cachorrinho a fazer isso no jardim de minha tia. E ela não estava nada feliz com o que estava acontecendo com suas lindas flores. O cachorro estava seguindo as instruções erradas.
Sou feliz por Deus ter-nos dado liberdade de escolha. Às vezes, porém, deixamos alguém nos convencer a fazer más escolhas. Essa é a razão pela qual precisamos ficar perto de Cristo, para que Ele possa nos guiar. Podemos fazer boas escolhas quando seguimos Jesus Cristo. Precisamos de nosso “tempo de poder” a cada dia com Cristo.
Como meu filho costuma dizer: “Sem tempo, sem poder. Pouco tempo, pouco poder. Muito tempo, muito poder.” Dessa forma, podemos ficar perto do Senhor e confiar que Ele nos guiará para fazermos as escolhas certas.
{ Anne Elaine Nelson }