Quinta-feira
25 de julho
A Rocha
A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; Ele é a minha rocha firme, o meu refúgio. Salmo 62:7

No litoral de Santa Catarina, uma pedra enorme de quase oito metros de altura e cinco metros de diâmetro aguça a curiosidade de quem passa pela Costa de Laguna. Uma segunda pedra triangular, como se fosse o tampo de uma mesa, se equilibra sobre ela. Para uns, a rocha de 30 toneladas foi colocada ali por navegadores fenícios que a trouxeram do Oriente a fim de marcar o segundo milênio antes de Cristo. Outros dizem que a pedra é oca e esconde um tesouro guardado pelos jesuítas. Os índios carijós, habitantes da região desde antes das invasões portuguesas, também recebem o crédito da façanha. Há até quem especule a possibilidade de a rocha ter sido colocada ali por seres extraterrestres. Os arqueólogos, porém, dizem que a pedra, muito provavelmente, rolou do Morro do Gi, que está bem próximo do lugar. Na verdade, essa não é a única grande rocha nessas circunstâncias no mundo.

O Dilúvio abriu as entranhas da Terra, jogando para fora milhares de toneladas de rochas que se amontoaram das formas mais incríveis.

As rochas espalhadas sobre a Terra têm textura e dureza variáveis. Os granitos estão entre as mais resistentes e são capazes de suportar entre 6 e 14 toneladas de pressão por polegada quadrada. As calcárias estão entre as mais frágeis e suportam apenas uma e meia tonelada. Um dos testes de resistência mais severos a que se pode submeter uma rocha é aquecê-la à temperatura de 800° C e esfriá-la logo em seguida. Os quartzitos passam nesse teste, mas alguns granitos se partem. Calcula-se que essa rocha, quando usada em construção, possa durar de 5 a 200 anos. As que se estragam mais rapidamente são alguns arenitos cor de ferrugem. O mármore oscila entre 50 e 100 anos e o granito entre 75 e 200 anos.

Dezenas de passagens bíblicas usam a imagem da rocha para Deus e Cristo: “Ele é a Rocha, as Suas obras são perfeitas” (Deuteronômio 32:4). “O Senhor é a minha rocha” (Salmo 18:2). “À medida que se aproximam Dele, a pedra viva – rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para Ele” (1 Pedro 2:4).

Confiando em Deus, o rochedo de sua salvação, você será tão firme como o granito mais duro. Um dia você será independer de seus pais e de seus amigos. Mas nunca faça isso com Deus. Ele é a sua Rocha, para sempre.