Qual é o segredo de uma vida cheia de sabedoria? De acordo com as Escrituras, a vida do sábio apresenta “bons frutos”. O sabor da sabedoria só pode ser provado nas atitudes do dia a dia. Nesse sentido, pode ser feita a distinção entre a verdadeira sabedoria e aquela que se pauta não em boas escolhas, mas apenas em conhecimento (Mt 11:25; 1Co 1:20).
Em Sua infinita sabedoria, Deus às vezes escolhe os candidatos menos prováveis. A sabedoria dos “sábios e entendidos” produziu avanços científicos extraordinários, mas, infelizmente, deixou Deus de fora. Por um lado, seus feitos são notáveis; por outro, as escolhas de muitos nesse campo demonstram insensatez. Alguns “sábios e entendidos” excluem Deus de seus projetos e conquistas. Eles não têm consciência de que sua inteligência é patrocinada e sustentada pelo Eterno.
“Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria” (1Co 8:2). É evidente que existe um abismo entre a sabedoria humana e o aprendizado das coisas de Deus. Os evangelhos estão cheios de exemplos de pessoas incultas que reconheceram Jesus como o Messias, enquanto a maior parte dos doutores da lei não conseguiam perceber isso.
A simplicidade de Deus em Se revelar aos humildes ofusca a visão dos sábios do mundo. “Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?” (1Co 1:20).
Não deixe de buscar “a sabedoria que vem do alto”. Faça da Bíblia, dos escritos inspirados de Ellen White e dos materiais que a igreja publica sua fonte primária de conhecimento prático para a vida.