Segunda-feira
23 de agosto
A simplicidade da salvação
O senhor respondeu: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!” Mateus 25:21

As verdades necessárias à salvação de fato são muito simples. Elas podem ser entendidas por qualquer pessoa. As músicas infantis são um bom exemplo disso. Há uma canção que diz: “Cristo me ama, eu bem sei, pois a Bíblia diz assim.” Quanta verdade em um pequeno verso! Ele trata do amor de Cristo e ressalta a Bíblia como fonte para conhecê-lo.

Outra música infantil resume tudo o que um casal de namorados deve saber sobre felicidade antes de se casar. Nas cerimônias de casamento, essa canção evitaria aquela lista de recomendações sobre como ser feliz: “Se na família está Jesus, é feliz o lar.” Há maneira de ser mais simples? Não há felicidade sem Jesus. Podemos tornar esse conselho mais específico, mais detalhado e até científico, mas isso não acrescentará nada à verdade central de que é “só Jesus”!

A simplicidade é muito rica porque é de origem divina. Na vida cristã, a fórmula do sucesso também é simples. O que o Senhor pede que façamos para manter nossa prosperidade espiritual e consequente salvação é algo descomplicado. Para Deus, apenas três elementos são suficientes para a jornada cristã: oração, leitura da Bíblia e testemunho cristão.

Essas três coisas podem ser resumidas em duas, porque de que vale o testemunho de quem não lê as Escrituras e não ora? Vai testemunhar sobre o quê? Isso é impossível! Por outro lado, se alguém lê a Bíblia e ora, o testemunho virá como resultado da comunhão com Deus. É isso que Jesus quis dizer quando afirmou que somos a luz do mundo.

As palavras de Cristo confirmam a ideia de simplicidade na parábola dos talentos: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito.” De fato, o que Ele pediu é pouco. Quando Jesus voltar, não seremos interrogados sobre nossas conquistas profissionais, acadêmicas ou sociais, mas se fomos fiéis no mínimo: uma vida de comunhão com Ele, que resulta em serviço e testemunho ao mundo. O que você dirá ao Senhor naquele Dia?