Sábado
13 de junho
A sinfonia do amor
Alegre-se com a esposa da sua juventude. Provérbios 5:18

Deus colocou o muro do casamento ao redor do sexo para torná-lo seguro e prazeroso. A sexualidade foi criada por Ele para ser desfrutada no contexto do relacionamento matrimonial heterossexual.

Em Provérbios 5:15 a 19, ao comparar o relacionamento conjugal com um poço, ele aconselha os cônjuges a não buscar “água” em outro lugar. Na mesma linha, em Cântico dos Cânticos 4:12, ele diz assim à esposa: “Você é um jardim fechado, minha irmã, minha noiva; você é uma nascente fechada, uma fonte selada.”

No verso 15, Salomão fala que essa fonte fechada é “um poço de águas vivas”. Na Palestina dos tempos bíblicos, a água era sinônimo de vida. E o poço era a maior riqueza que alguém podia ter. O que o sábio está tentando nos dizer com isso é que Deus criou o sexo para ser uma fonte refrescante no deserto da vida. É para ser desfrutado apenas e exclusivamente entre duas pessoas. A virgindade é um presente que se entrega na hora certa e para a pessoa certa.

No casamento, acontece o encontro mais belo, mais íntimo e mais duradouro entre dois seres humanos. E o Senhor está levantando uma geração que valoriza a santidade do casamento.

Em Provérbios 5:19, é dito que os cônjuges devem se embriagar de amor. Isso é intimidade! A palavra hebraica traduzida por “embriagar” descreve um animal com ânsia pela sobrevivência. É assim que Salomão diz que deve ser a busca pelo amor e o prazer no casamento. Você pode chamar isso de paixão avassaladora! Esse é o plano de Deus para a intimidade conjugal.

Não deixe que nada nem ninguém abuse de sua intimidade. Nossa sociedade está treinando as pessoas para serem infiéis no casamento. Porém, o plano de Deus é outro: Ele deseja que sejamos fiéis e felizes. A fidelidade sempre traz felicidade.

A melhor coisa da vida é voltar para casa todos os dias ou depois de uma longa viagem e encontrar a pessoa amada. Não há prazer semelhante no mundo. Orquestrada pelo amor, a intimidade conjugal é uma linda sinfonia que agrada os ouvidos de Deus e enche de alegria a vida de quem dela participa.