Segunda-feira
06 de abril
A tristeza terá fim
O seu sol nunca se porá, e a sua lua nunca desaparecerá, porque o Senhor será a sua luz, para sempre, e os seus dias de tristeza terão fim. Isaías 60:20

Minha formatura já estava marcada. Os preparativos já haviam começado. Um sentimento de alegria e gratidão invadia nossos últimos dias naquele lugar tão especial. Tinham sido quatro anos de lutas, lágrimas, alegrias, certezas, incertezas, mas que nos aproximaram e nos ensinaram a depender cada dia mais de Deus.

Eu e meu esposo estávamos prestes a realizar um sonho. Eu concluiria a faculdade de Pedagogia, e ele, de Teologia. Receberíamos nossos familiares para aquele momento tão especial, e isso marcaria para sempre o início de nosso ministério. Minha mãe, em especial, vibrava e sonhava também com aquele dia. Mas sabemos que nem tudo que planejamos acontece da maneira que sonhamos e, às vezes, simplesmente nem acontece.

No colégio, acontecia a última semana de oração do ano. Eu assistia aos cultos todos os dias, pois sabia que seria também minha última oportunidade de acompanhar um evento ali. No meio da semana, tive um sonho bem perturbador. Sonhei que estava no corredor de um hospital, sozinha e chorando. Havia apenas um telefone. Quando caminhava até ele, quase sem forças, discava alguns números e pedia que minha irmã viesse ficar comigo, pois nossa mãe estava morrendo.

Acordei apavorada e orei a Deus. Depois de algumas horas, liguei para a casa de minha família, que ficava a mais de mil quilômetros de distância dali. A doce voz da minha mãe ao telefone acalmou meu coração. Eu não tinha ideia de que, depois de um mês, aquele sonho ou pesadelo simplesmente se tornaria a realidade mais cruel na minha vida.

Enquanto estivermos aqui neste mundo, sol e chuva, luz e escuridão, riso e lágrimas vão se intercalar. Aqueles momentos que planejamos viver entre risos e alegrias se tornaram dias sombrios, que invadiram minha alma e apagaram o meu sol.

Muitas vezes não entendemos o porquê e queremos uma resposta positiva e imediata de Deus às nossas orações. Eu não tive respostas, mas pude senti-Lo a me amparar durante aqueles dias terríveis. Deus nos diz que tudo tem seu tempo debaixo do sol. Em Sua misericórdia, Deus, que sabia como seria importante para mim estar com minha mãe antes de ela partir, concedeu-me aquele sonho para que eu sentisse o desejo de voltar para casa e ficar com minha mãe durante seus últimos dias de vida.

Sei que chegará um tempo e um lugar em que nunca mais meu sol se apagará, pois o próprio Senhor será minha luz perpétua e meus dias de luto já não existirão. Que a certeza de que este dia chegará aqueça nosso coração!

Elen Siqueira Meireles