Sábado
06 de março
A verdadeira honra
Honrarei aqueles que Me honram. 1 Samuel 2:30

Toda segunda à noite eu ouvia: “Mirian, o professor de Português avisou que vai te reprovar por faltas.” Eram três faltas na matéria a cada sextafeira à noite. Eu já havia explicado a razão aos professores, menos ao de Português. Enquanto isso, eu procurava fazer os trabalhos com dedicação e estudava bastante, mesmo casada, com uma filha e lecionando.

Então expliquei ao professor de Português que eu guardava o sábado, desde o pôr do sol de sexta-feira; entreguei-lhe a declaração e disse estar disposta a fazer todos os trabalhos que pedisse para compensar as faltas.

Olhando-me com desdém, ele disse: “Como uma moça inteligente ainda acredita em histórias da carochinha?! Peça ao seu pastor que a libere. Comigo não tem chance.” Respirei e insisti: “Professor, é um acordo entre mim e Deus. É minha fidelidade a esse acordo.” “E vai reprovar por isso?”, ele perguntou. “Estou nas suas mãos, professor. Eu o respeito e me submeto ao seu bom senso. Se tiver que reprovar, reprovarei”, respondi.

O tempo passou. Orei muito e, no fim do primeiro bimestre, eu tinha muitas faltas e havia ficado com nota sete – resultado frustrante para minhas exigências. Não tinha ido tão mal porque havia três provas às sextas, valendo um ponto cada, e outra no meio da semana valendo sete.

Voltei a procurá-lo: “Professor, ao menos não dê prova nas sextas.” Ele ria irônico.

Continuei orando. Numa sexta com prova marcada, teve uma greve de ônibus. A prova foi remarcada, e brinquei: “Professor, não marque prova na sexta. Haverá imprevistos.” Eu estava orando por essas providências. Surpreendentemente, em outra sexta-feira, teve um jogo importante de futebol, e muitos alunos faltaram. Na terceira providência, quinta-feira seria feriado, e, de última hora, a faculdade resolveu emendar a sexta-feira. As provas foram remarcadas.

As notas aumentaram, e fiquei feliz. Também não reprovei por faltas por outra providência.

Deus honra aos que O honram. Na formatura, surpreendi-me recebendo homenagens e abraços, inclusive do professor de Português, como uma das melhores da turma.

Você enfrenta desafios na guarda do sábado? Não negocie a fidelidade a Deus por nenhuma vantagem. Confie nas providências divinas. Sua obediência e confiança serão recompensadas.