De abril a setembro, uma parte da floresta amazônica fica submersa. Os rios sobem até oito metros acima do nível normal, quase a altura de um prédio de três andares. Na floresta alagada, uma luta pela vida acontece. Ao perceber que os rios vão subir, os bichos se protegem como podem. É como se um alarme impulsionasse animais e plantas a mudar seus hábitos para resistir à inundação.
Aranhas, besouros e escorpiões acompanham a linha da água e, à medida que ela sobe, eles também recuam e se abrigam nos troncos e nas copas das árvores. Alguns insetos se enfiam em buracos na terra e hibernam até as águas baixarem. Nem os peixes escapam. As cheias aceleram a decomposição de material orgânico da mata, e a sopa de bactérias que se forma consome grande parte do oxigênio. Para escapar do sufoco, os peixes são obrigados a nadar mais perto da superfície e a sobreviver com pouco oxigênio. O tambaqui e o matrinxã têm lábios mais grossos, um recurso que ajuda a filtrar o oxigênio da água.
As plantas também driblam o rio. Algumas árvores desenvolvem raízes temporárias, visto que as raízes originais ficam cobertas de lodo. Depois das cheias, essas raízes secam e morrem. O salgueiro, que cresce até 17 metros de altura, é uma delas. Com as raízes temporárias consegue viver submerso por 200 e até 250 dias por ano. Algumas plantas aquáticas têm bolsas de ar que lhes permitem boiar. No período da seca, porém, essas bolsas se encolhem. Quando o rio começa a subir, as folhas do capim-membeca ficam menores e a raiz se solta da terra. Ele sobe com a água, e novas raízes saem dos nós do caule para suprir suas necessidades de nutrientes.
Adaptação é quando um organismo se ajusta às condições do ambiente. É isso que acontece na floresta alagada. Nós queremos viver no Céu. Então precisamos nos acostumar às coisas do Céu. A adaptação na floresta alagada é temporária. Muitos de nossos hábitos, pensamentos e modos precisam não somente de adaptação por um tempo, mas de modificação total. Jesus viveu aqui embaixo para mostrar como é a vida de quem vive lá em cima. Ele é o Céu de Deus e somente Nele nos adaptaremos definitivamente para viver lá.