A seda produzida pelas aranhas já foi usada para fazer lenços e peças para telescópio. Por ser flexível e resistente ao frio e ao calor é utilizada até na confecção de paraquedas e coletes à prova de bala. A seda das aranhas é líquida e só endurece quando entra em contato com o ar. Usando as pernas e a fiandeira como se fossem agulhas, a aranha tece, estica e posiciona os fios. Suas glândulas podem fabricar seis tipos diferentes de seda:
1. Para fazer teias; 2. Cola para grudar fios; 3. Áspera e forte para aprisionar suas vítimas e fabricar a parte externa da ooteca; 4. Fina e macia para o forro interno da ooteca; 5. Pegajosa para imobilizar as presas na teia; 6. Fios especiais de segurança.
As aranhas que vivem no alto das árvores dependem da qualidade da seda que tecem. Um salto malfeito pode significar perder a presa e o lar. A aranha-lince se protege de forma bem original: enquanto caminha sobre um galho ou uma folha, ela mantém o abdômen bem encostado neles. E assim como os alpinistas que vão prendendo grampos em pontos estratégicos da escalada, deixa a cada passo, a ponta de um fio de seda grudado com cola na folha ou no galho. Ao pular, a fiandeira produz a corda de segurança.
Quando a aranha-lince cai, ela para de produzir a seda e volta pelo fio a seu ponto de apoio. Assim, o salto pode ser feito sem medo, visto que o “cinto de segurança” de seda a protege de possíveis quedas.
Todos nós precisamos de um “cinto de segurança” espiritual. O apóstolo Paulo tinha o seu: nada, nem ninguém, poderia separá-lo do amor de Deus que está em Cristo, o amor demonstrado na cruz do Calvário.
Nossa escolha é soberana. Nesse sentido, quando decidimos ficar com Jesus, somos invencíveis. A única pessoa no mundo que pode cortar o fio que une você a Deus é você mesmo. Nem os anjos, nem a morte, nem a vida, nem os poderosos, nem qualquer coisa que possa imaginar tem esse poder. Mesmo que o mundo desmorone ao seu redor, nenhuma influência maligna pode separar você de Deus. Jesus é o “fio de seda” que o une ao Criador. “Aquele que era um com Deus Se uniu com as pessoas por meio de laços que jamais serão quebrados” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 14). Fique sempre ligado a Jesus.