Terça-feira
18 de novembro
A VIDA SEM DEUS
Busquem o Senhor enquanto Ele pode ser encontrado; invoquem-No enquanto Ele está perto. Isaías 55:6

Vi uma imagem que mostrava um grupo de bêbados em torno de uma lápide que dizia: “Aqui jaz fulano, enfim, sóbrio!” Da piada para a realidade, por que muitas pessoas não querem ficar sóbrias?

Apesar de tantos malefícios, o consumo de álcool só aumenta. Observe estes dados da Organização Mundial de Saúde: 1) A cada ano, 3 milhões de pessoas morrem devido ao uso de álcool, representando 5,3% de todas as mortes; 2) o álcool é um fator causal para mais de 200 doenças e lesões, o que representa 5,1% da carga mundial; e 3) o álcool é responsável por 13,5% das mortes de jovens entre 20 e 39 anos.

Do uso social ao problemático, o consumo de qualquer substância psicoativa me faz pensar em uma máxima que diz: “Criança tem medo do escuro, e adulto tem medo da luz.” O filósofo Albert Camus admitia essa realidade: “Estou repleto de desejo por clareza e significado num mundo
cuja existência não me oferece nem um nem outro. […] Por isso, começar a pensar é começar a ser atormentado” (O Mito de Sísifo, p. 18, 19).

Os que ridicularizam o caminho da fé e da luz parecem desconhecer o testemunho daqueles que tentaram viver sem Deus. Arthur Schopenhauer, supondo que Deus não existia, concluiu que este é o pior dos mundos e, por isso, seria melhor que não houvéssemos nascido. Suas ideias influenciaram céticos como Nietzsche, Wagner, Tolstói, Zola e outros que, a seu modo, demonstraram atitudes pessimistas em relação à vida.

Basta uma pesquisa nas artes e nos escritos de autores ateus do século 19 e 20 para ver como a existência humana era amarga para eles. Um exemplo disso é o poeta português Fernando Pessoa, que descreveu o ser humano como uma “fera sadia, um cadáver adiado que procria”.

Agora entendo por que a sobriedade machuca tanto algumas pessoas. A ideia de que apenas gastamos os dias até que a morte dê fim a tudo é muito desanimadora. É uma pena que tantos resistam a aprender de Cristo, que disse: “Venham a Mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e Eu os aliviarei” (Mt 11:28). Meu convite a você hoje é que desfrute uma vida feliz ao lado de Jesus.