Os acumuladores são pessoas que compram ou juntam objetos compulsivamente e não conseguem se desfazer das coisas. Essa é uma doença cujo tratamento requer uma equipe de profissionais qualificados para ajudar a pessoa enferma a se desfazer do que não é útil e organizar aquilo que é. Com frequência, a casa de um acumulador ica tão cheia de coisas que se torna difícil transitar dentro dela ou encontrar algum objeto específico.
O que o exemplo acima tem que ver com o verso em destaque? Tudo! Existem muitas pessoas que acumulam pensamentos ruins, como baixa autoestima, mágoa ou culpa. Esses pensamentos impedem o ser humano de olhar para si mesmo e ter uma visão clara de quem ele é e o que o motiva. Além disso, acalentar esse tipo de pensamento compromete a saúde, os relacionamentos, a carreira profissional e até mesmo a família.
A boa notícia é que existe tratamento e cura para o acumulador de pensamentos negativos. Pode-se buscar o auxílio de profissionais qualificados, como psicólogos e terapeutas. Acima de tudo, porém, deve-se aceitar o convite de Deus e participar de Suas sessões diárias. “Venham, vamos refletir juntos”, disse o Senhor (Is 1:18). Nas primeiras horas de cada manhã temos o privilégio e a oportunidade de conversar abertamente com Deus, deixando que Ele substitua nossos pensamentos pelos Dele. Não se esqueça de que, “assim como os céus são mais altos do que a terra”, os pensamentos de Deus são maiores e melhores do que os nossos (Is 55:9).
Durante muitos anos acumulei pensamentos de incapacidade e baixa autoestima que me impediram de desenvolver quase todos os aspectos da vida. Hoje sigo limpando minha mente por meio dos recursos mencionados acima, mas, principalmente, pela busca constante do Senhor.
Que tal deixar de ser uma acumuladora de sentimentos negativos e começar a colecionar apenas os pensamentos de Deus?
Lillien S. Ramos