Não sou uma pessoa que vive se queixando; no entanto, parece que meu mundo está se desfazendo. Satanás tem literalmente atacado meu relacionamento com algumas pessoas queridas. Também atacou minhas finanças e saúde. Talvez você esteja sendo igualmente provada e tentada de uma forma que ameaça enfraquecer sua fé. Contudo, vamos revisitar a vida de três personagens bíblicos que escolheram permanecer fiéis a Deus – mesmo sob ataque do inimigo. Desses exemplos de fidelidade sob fogo, podemos tirar forças e decidir permanecer leais a Deus em nossas dificuldades também.
Penso na fidelidade de Jó enquanto suportava uma perda após outra. A certa altura de suas provações, Jó declarou: “Embora Ele me mate, ainda assim esperarei nEle” (Jó 13:15). Deus, por fim, honrou Jó ao restituir em dobro o que ele havia perdido. Deus permitiu que ele vivesse mais 140 anos e visse quatro gerações de seus descendentes (Jó 42:10, 16).
Depois veio Daniel, o exilado judeu, rodeado pela idolatria. Ele permaneceu fiel ao Deus vivo, a despeito de decretos reais – sob pena de morte – exigindo o contrário. Embora a vida de Daniel não fosse fácil, Deus, em Seu amor, escolheu honrar a fidelidade do profeta, livrando-o, em avançada idade, da morte em uma cova de leões (Dn 6:16, 23).
E temos José, que foi vendido como escravo por seus próprios irmãos, acusado falsamente de adultério e lançado na prisão (Gn 39:14-20). Deus, por fim, honrou José quando Faraó lhe confiou o governo sobre toda a terra do Egito (Gn 41:41).
À semelhança dos pontos baixos na experiência desses personagens bíblicos, você também pode sentir como se o inimigo tivesse puxado o pino de uma granada de mão, jogando-a no meio da sua vida. Nós, assim como esses homens, podemos buscar apoio no amor de Deus e aguardar até que as provações passem. Deus nos fortalecerá assim como os fortaleceu. Se Deus escolher, ou não, honrar nossa fidelidade deste lado do Céu, podemos ainda dizer, junto com José: “Vocês [seja qual for o inimigo que estejamos enfrentando] planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem” (Gn 50:20).
Aguarde até que a prova termine, confiando em Deus. Seja como for, Ele ainda é amor (1Jo 4:8).