Terça-feira
31 de janeiro
ÁGUAS DA SUPERSTIÇÃO
Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. João 5:5, NAA

Superstição é a crença em uma história ou ideia absurda geralmente ligada a fenômenos extraordinários ou sobrenaturais. Alguns chamam isso de “história da carochinha”. Você se lembra de alguma? Tomar leite com manga faz mal; palma da mão coçando é sinal de dinheiro chegando; orelha quente significa que alguém está falando mal de você; passar debaixo da escada dá azar; comer formiga faz bem para a vista, etc. Estes são apenas alguns exemplos. 

As superstições acompanham a humanidade há muito tempo. Na época de Jesus, por exemplo, havia a crença de que um anjo descia e agitava as águas do Tanque de Betesda, uma espécie de piscina coberta, situada em Jerusalém. Quando esse fenômeno acontecia, uma multidão de cegos, coxos e paralíticos disputava para ver quem entraria primeiro naquelas supostas “águas milagrosas”. Obviamente nenhum anjo produzia esse fenômeno. A agitação da água ocorria por causa de uma fonte intermitente que alterava de vez em quando a pressão da água. 

Junto ao Tanque de Betesda, que em hebraico significa “Casa da Misericórdia”, permanecia um paralítico havia 38 anos. Você consegue imaginar a frustração desse homem? Ninguém se importava com ele. Ninguém se preocupava nem o colocava na água quando esta se agitava. Durante décadas, ele permaneceu nessa superstição à espera de um milagre. Jesus visitou esse solitário paralítico. 

É importante mencionar que, no original grego, a palavra “paralítico” significa literalmente “sem água”. Mas qual das fontes curaria o homem “seco” e paralisado? A fantasia das águas de Betesda ou a Fonte da água da vida, Jesus Cristo? Esvaziando a ingenuidade daquele homem, Jesus disse com todo o amor do mundo: “‘Levante-se! Pegue a sua maca e ande.’ Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar” (Jo 5:8, 9). 

Muitos de nós ainda estamos aprisionados em nossas crenças banais, achando que a felicidade é encontrada apenas na força, no intelecto ou na própria esperteza. Não pense assim. Lembre-se de que somente Jesus é capaz de oferecer a verdadeira vida e nos levantar da inércia. Hoje Ele diz para você: “Levante-se e ande!”