Domingo
25 de agosto
Ainda que…
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira; ainda que a colheita da oliveira decepcione, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas desapareçam do aprisco, e nos currais não haja mais gado, mesmo assim eu me alegro no Senhor, e exulto no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17, 18

?O texto que encabeça esta reflexão é um dos mais surpreendentes e estimulantes da Bíblia. O livro de Habacuque apresenta uma abordagem que foge da tendência natural de muitos crentes em se relacionarem com Deus apenas para obter Suas bênçãos. A Teologia da Prosperidade, que tem sido abraçada por muitas igrejas, associa a fidelidade de Deus ao sucesso econômico. Porém, quando somos fiéis e as coisas não dão certo em nossa vida, qual é nossa atitude? Habacuque separa a relação com Deus dos benefícios materiais, destacando a redenção como a maior bênção divina. O autor inspirado propõe que, independentemente do que aconteça, alegremo-nos no Senhor e sejamos felizes porque Deus nos salva. 

Por que você não se alegra no Senhor? Será por causa das dificuldades econômicas, dos problemas familiares ou de uma doença? O que de pior pode lhe acontecer? Deus continuará ao seu lado, cuidando de você e o guardando. Essa não é uma excelente razão para se alegrar? A alegria que vem de Deus se fundamenta na consciência de que fomos feitos para Ele. O Eterno é o nosso criador e espera que encontremos plenitude na aliança e na comunhão com Ele. É por isso que a alegria do cristão difere tanto das alegrias mundanas, pois seu fundamento é transcendental. Só em Cristo, temos a possibilidade de alcançar a mais plena realização. Santo Agostinho expressou bem essa realidade, ao orar: “Senhor, fizeste-nos para Ti, e inquieto está nosso coração enquanto não repousa em Ti.” 

Faço uma proposta a você: coloque um “ainda que…” em sua vida. Ainda que as coisas não saiam como planejado, ainda que as dificuldades sejam grandes, ainda que o mundo pareça desabar, confie em Deus e encontre Nele sua fonte de prazer. Os problemas são inevitáveis, mas a alegria é uma escolha, uma atitude que podemos tomar diante das circunstâncias da vida. Nunca se esqueça de que o Senhor está sempre ao seu lado, cuidando de você. Alegre-se em Deus e desfrute as infinitas bênçãos que isso lhe trará.

?