Sexta-feira
03 de janeiro
Amarrando cadarços
O Senhor disse a Gideão: “Com os trezentos homens que lamberam a água livrarei vocês e entregarei os midianitas nas suas mãos”. Juízes 7:7

Quando minha filha tinha quatro anos, ela me contou toda feliz que havia conseguido amarrar os cadarços dos sapatos. Na verdade, nem sei qual a idade ideal para esse feito. Mas fiquei orgulhosa, é claro, especialmente porque era seu primeiro par de tênis escolar. Percebi certa euforia em minha filha por conseguir realizar essa tarefa infantil que, para nós adultos, é tão simples. Talvez até exista alguém que até hoje não consiga fazer isso muito bem, mas essa não é a questão.

O fato é que nos sentimos felizes quando conseguimos realizar algo depois de algumas tentativas. Coisas simples como desenformar o bolo inteiro (dificilmente consigo) ou resolver uma complicada equação do 2o grau (nisso sou fera). Quem sabe até digitar o símbolo grau no teclado (será que existe algum atalho?).

Vejo fotos de diplomas, carteiras de motoristas, teste de gravidez, enfim, vitórias que obtemos. E, quando isso acontece, nos traz muita, muita satisfação.

Precisamos nos lembrar de que é Deus quem nos capacita para as vitórias da vida.

Por vezes nos frustramos por não ter êxito em determinado assunto. Talvez uma nota baixa na escola, uma péssima apresentação de um seminário na faculdade. Uma reprovação para obter a Carteira Nacional de Habilitação, um concurso público ou vestibular.

Tenho aprendido que muitas vezes podemos perder batalhas, mas isso não significa que devemos desanimar, pois poderemos ganhar a guerra.

O que nos dá vitórias? A fé. Não em nós mesmos, como se fôssemos autossuficientes, mas como instrumentos movidos por um Deus supremo. Devemos nos lembrar de Gideão, que tinha o Senhor do seu lado e venceu os midianitas com apenas 300 homens (Jz 7:7). Ele confiou e seguiu as orientações de Deus.

Se, mesmo seguindo todas as orientações, ainda assim lhe parecer difícil “amarrar os cadarços”, continue tentando. Afinal, nem todos que tentaram conseguiram, mas os que conseguiram tentaram.

Deus promete estar com Seus filhos e dar a vitória àqueles que se esforçam e acreditam no poder que vem do Alto.

Luciene Amorim Santos de Barros