Quarta-feira
29 de janeiro
AMIGO ÍNTIMO
Eu Te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos Te veem. Jó 42:5

Você tem algum amigo íntimo, para quem pode expor seus verdadeiros sentimentos sem medo de ser mal-interpretado? Aquele que discorda de você e às vezes fala palavras duras, mas que você sabe que quer o seu bem? Esse tipo de amizade não acontece de uma hora para outra. É construída ao longo do tempo, com base na franqueza e sinceridade. 

O personagem de hoje era amigo íntimo de Deus. Mas, a partir do terceiro capítulo, Jó aparece chateado com Ele e amaldiçoa o dia em que nasceu. Pede a Deus que antecipe sua morte. Diz sofrer injustiça e crueldade. Acusa seus amigos de mentir para defender a Deus e manda que se calem. Diz sentir falta do tempo em que Deus era seu amigo e O culpa por destruir sua família. Por fim, pede para se encontrar com Deus para poder apresentar sua defesa e seus argumentos. 

Por sua vez, Deus Se apresenta a Jó, mas não traz palavras de consolo. Na verdade, Ele faz perguntas duras que demonstram Sua grandeza infinita e a insignificância de Jó. “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra?” (Jó 38:4). “Você conhece as leis fixas que regem os céus?” (v. 33). Por fim, Deus diz: “Será que alguém […] poderá discutir com o Todo-Poderoso?” (40:2, NAA). 

Demorei um tempo para entender, mas finalmente percebi que aquela era uma discussão sem filtros entre amigos íntimos. Jó falava para Deus o que ele estava sentindo, e não aquilo que ele imaginava que Deus queria ouvir. Ele estava totalmente destruído e não precisava disfarçar isso diante de seu Amigo. Da mesma forma, Deus não disse a Jó aquilo que ele queria ouvir, mas aquilo que ele precisava ouvir. O resultado inevitável desse diálogo franco e aberto só poderia ser o aumento da intimidade. É nesse contexto que Jó afirma que, até então, ele só conhecia a Deus por ouvir falar, mas, após aquela experiência, passou a conhecer pessoalmente. 

Deus não tem filhos prediletos, mas tem amigos íntimos como Jó. Que tal começar o dia com a disposição de expor seus pensamentos e sentimentos para Ele e aprofundar a amizade que já existe entre vocês? Com o passar do tempo e com base na franqueza e sinceridade, você se tornará um amigo cada vez mais íntimo de Deus.