Sexta-feira
03 de fevereiro
Amigos
Chegaram quatro homens carregando um paralítico numa esteira. Eles não podiam chegar até Jesus por causa da multidão, e por isso fizeram um buraco no teto por cima de onde estava Jesus, e fizeram descer o homem paralítico na esteira bem na frente dele. Marcos 2:3, 4, Nova Bíblia Viva

“Amigo é coisa para se guardar […] dentro do coração.” O autor desses versos, Milton Nascimento, está certo. A amizade é um tesouro inestimável. É preciso valorizar os amigos, pois eles podem ser poderosos instrumentos de Deus para nos ajudar.

Os momentos mais difíceis da vida revelam os verdadeiros amigos. Balzac disse certa vez: “A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos.” Amigo não é só quem se alegra conosco, mas, principalmente, quem fica ao nosso lado quando ninguém mais fica.

Na infelicidade da paralisia, o personagem bíblico de hoje pôde conhecer, de fato, quem eram seus amigos. Os quatro homens, sabendo da presença de Jesus em Cafarnaum, aceitaram o desafio de levá-lo até onde o Senhor estava. E não mediram esforços.

Ao chegar à casa em que Cristo estava pregando, perceberam que não seria fácil conseguir o que pretendiam. O local estava cheio e não havia a mínima possibilidade de entrarem com o homem deitado na maca. Não desistiram. Atenderam à sugestão do próprio paralítico, subiram ao telhado da casa e o puseram diante de Jesus.

É assim que os amigos verdadeiros se comportam. Estão presentes quando mais precisamos, ajudam-nos a fazer o que não conseguimos e nos colocam diante de pessoas que fazem por nós o que eles não podem fazer. Amigos de verdade reconhecem nossos defeitos, mas não os usam contra nós. Estão dispostos a nos ajudar a vencer nossas deficiências e se alegram com nossas conquistas.

Foi exatamente assim que os quatro amigos do paralítico se comportaram. Não desprezaram o amigo porque ele estava naquela terrível situação. Reconheciam, por outro lado, que a condição do homem precisava melhorar. Como não podiam fazer nada para isso, resolveram levá-lo aonde Jesus estava. Assim como o amigo, eles tiveram fé, e o milagre aconteceu.

Cultive amizades verdadeiras. Elas sempre vão ajudá-lo a crescer. Procure também ser um amigo fiel, e um dia alguém vai se lembrar de você ao ouvir o verso: “Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito.”