Sábado
20 de julho
AMIZADE
Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo.” João 11:11

Coisa boa na vida é ter amigos. Trazemos alguns da infância, outros encontramos na escola. Uns estão longe agora, outros permanecem bem perto. Uns conhecemos no trabalho, outros recebemos da igreja. Para ter amigos é preciso aprender a ser um. Manter amizades é algo que exige tempo, energia e uma dose considerável de interesse de ambas as partes. 

O capítulo 11 do evangelho de João apresenta Jesus como o Amigo por excelência. A vizinhança de Betânia conhecia os laços que O ligavam a uma família em especial. Mesmo a história dramática da morte e da ressurreição de Lázaro pode nos ensinar algumas lições sobre o papel que os verdadeiros amigos desempenham em nossa vida. Existem três verbos na história que se encarregam dessa descrição. 

Em João 11:17 lemos que Jesus chegou. Amigos são aqueles que entram quando todo mundo sai. Amigos de verdade aparecem. Amigos são aqueles dispostos a estar perto quando necessário. Eles sabem, mesmo que não consigam organizar isso em palavras, que a presença dos verdadeiros amigos é por si só um tipo de remédio milagroso. 

Em João 11:35 está escrito que Jesus chorou. Amigos são aqueles que sentem nossas dores e choram nossas lágrimas. É mais do que empatia. É companhia para o choro. É presença no luto, na perda, na noite escura e no dia mau. Amigos verdadeiros choram junto da gente. 

Em João 11:43 está registrado que Jesus chamou Lázaro para fora da sepultura. Amigos são aqueles que nos convidam para a vida de verdade. Amigo não empurra para o precipício nem abandona à beira da estrada. Amigos verdadeiros apresentam um tipo de vida que faz sentido e traz alegria permanente. 

Alguém disse, certa vez, que uma amizade acaba quando descobrimos que ela nunca existiu de verdade. O tempo é responsável por revelar os verdadeiros amigos. Na vida, nossos caminhos se cruzam com muitas pessoas com quem compartilhamos umas poucas linhas da história. Mas graças a Deus por aqueles que aparecem para conjugar os verbos da verdadeira amizade e nunca mais nos abandonam. Amigos assim são presentes de Deus. Cuide bem daqueles que Ele lhe confiar.