Domingo
12 de maio
Amor de mãe
Não despreze sua mãe quando ela envelhecer. Provérbios 23:22

O polvo comum vive em buracos no fundo do mar, escondendo-se entre as rochas. Para fazer sua casa, ele até desloca pedras de um lugar para o outro. Além da esperteza, o polvo tem um zelo especial pelos filhotes. A fêmea põe até 200 mil ovos de cada vez. Imagine tomar conta de tudo isso. Pois é o que ela faz! Cuida deles até a eclosão, o que pode demorar até seis semanas. Nesse período, ela não come, enfraquecendo até morrer.

O percevejo do mato também tem uma mãe bem cuidadosa. Ela já foi vista em luta com joaninhas que tentaram atacar seus filhotes. Mas nem todas têm o mesmo cuidado; por isso, algumas fêmeas se aproveitam das mais dedicadas, que terminam cuidando de ovos e filhos que não lhes pertencem.

A tesourinha abre um buraco no chão e põe entre 20 a 60 ovos. Por duas ou três semanas, ela faz ronda e revira os ovos para evitar o ataque de fungos. Depois que os filhotes nascem, a mamãe cuida deles por uma semana ainda. Depois ajuda-os a sair da toca para se virarem lá fora.

As mães são maravilhosas e fazem coisas inacreditáveis para salvar seus filhos. Se dependesse delas, o mundo viveria em paz. Jamil M. Barrody, ex-embaixador da Arábia Saudita, fez esta proposta para acabar com as guerras:

1. Os homens com menos de 35 anos ficam isentos do serviço militar; 2. Os combatentes precisam ter no mínimo 40 anos; 3. As guerras só podem ser iniciadas com o consentimento das mães.

Essa mulher que lutou e faz tudo por nós, que nos dá o maior amor, que prepara aquela comida com gosto de carinho precisa saber que a amamos. Pode até ser que perceba em seu olhar, mas a verdade é que ela precisa ouvir isso com todas as letras. Diga que a ama. Tem gente que não diz e depois chora.

O texto de hoje lembra: não despreze a sua mãe. Dê-lhe sempre atenção e carinho e nunca permita que seja enviada para um asilo, como se não tivesse filhos. Ame a sua mãe, honre-a, escute-a. Torne-a sua confidente número um. Fale de seus problemas e de suas preocupações. Sorria, jogue conversa fora e brinque com ela, faça uma graça. Ela vai gostar. Sua mãe quer o melhor para você. Pode crer: não existe um aliado melhor do que ela.