Você já enfrentou alguma situação em que desobedeceu a um princípio e decidiu se isolar em seus sentimentos de culpa, vergonha e medo? No verso acima, Davi expressa a importância de termos alguém que não se intimide em nos falar a verdade, que seja verdadeiro, e não um bajulador.
Davi tinha uma boa experiência em relação a ser repreendido com amor leal. Primeiro, ele foi delicadamente repreendido por Abigail por ter se determinado a manchar as mãos de sangue desnecessariamente. Ele a louvou por tê-lo aconselhado. Posteriormente e durante um bom tempo, o rei Davi manteve em segredo seus pecados de adultério e homicídio. Mas Deus, que sonda o coração de Seus filhos, enviou até ele o profeta Natã. O profeta usou a sabedoria divina para fazê-lo reconhecer o grande pecado cometido. E Davi arrependeu-se genuinamente.
Todas temos nossas fragilidades e precisamos de alguém que nos ajude a enxergar coisas que nem sempre conseguimos. Ninguém é tão autossuficiente que não precise de alguém. Muitas pessoas têm uma vida dupla: infringem os princípios divinos repetidamente e vestem uma máscara de piedade. Algumas se isolam com medo de decepcionar outros e por vergonha de que as vejam por debaixo da armadura e descubram a verdade sobre suas lutas, feridas e defeitos de caráter. Outras dizem: “Não devo satisfação a ninguém. Eu resolvo meus problemas.” No entanto, as máscaras da piedade e da autossuficiência impedem essas pessoas de ser o que Deus espera que sejam, e caminham progressivamente para o fracasso no desenvolvimento do caráter.
Precisamos nos examinar, confessar nossas faltas, buscar a transparência para experimentarmos o crescimento. É triste ver pessoas tão competentes em algum aspecto da vida, mas tão falhas na busca da excelência do caráter, por se acharem autossuficientes. Por isso, muitas vezes Deus precisa permitir alguma dose de sofrimento para que acabem aceitando o conselho fundamentado no amor leal.
Todos precisamos de alguém que busque a semelhança de Cristo e que nos exorte. Devemos viver de forma interdependente de outros filhos de Deus, a fim de que nos fortaleçamos uns aos outros, no espírito cristão.
Permita “o justo feri-la”. Se em algum momento estiver inclinada a ceder à tentação, aceite a reprovação bondosa de alguma pessoa justa e fiel que esteja comprometida com seu bem-estar; que não consiga ver você caindo no abismo sem adverti-la.
Mirian Montanari Grüdtner