Quinta-feira
19 de julho
Amor severo
Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Apocalipse 3:19, ARA

Assisti a um documentário sobre o amor severo, há muitos anos, e o achei bem interessante. Pais que amavam seus filhos delinquentes, mas não toleravam seu mau comportamento, deram-lhes um ultimato. Os filhos precisavam assinar um documento contendo termos e condições para o benefício de viver na residência da família, e eles precisavam cumpri-las a fim de permanecer em casa. Às vezes, eles testavam seus pais e descumpriam o acordo, mas recebiam uma segunda chance quando se arrependiam.

Nosso Pai celestial tem precisado praticar o amor severo por causa da nossa natureza rebelde. Desde a Criação, Ele delineou termos e condições que nos garantirão um lugar em Sua casa. Falou diretamente com Adão e Eva e lhes deu instruções específicas para morar no Éden. Eles poderiam desfrutar todos os benefícios, enquanto se abstivessem de comer determinado fruto. Eles descumpriram o acordo, Deus aplicou o amor severo, e eles foram expulsos do seu lar.

Os filhos de Israel, enquanto vagueavam quarenta anos no deserto, também receberam esses termos e condições por intermédio de seu líder, Moisés. Eles os violaram repetidas vezes, e Deus, novamente, precisou aplicar o amor severo. Eles esculpiram um bezerro de ouro e foram atingidos por uma praga. Reclamaram do maná, e Deus mandou codornizes, que os deixaram doentes. A rebelião de Miriã fez com que ela se tornasse leprosa. Parece que eles estavam em constante rebelião e violação dos termos e condições apresentados, sem nunca aprender com as transgressões anteriores, sempre testando a Deus. Como resultado, a maioria daqueles que começaram a jornada não teve permissão de entrar na Terra Prometida, e os que entraram só o fizeram por causa da intercessão de Moisés e da graça de Deus.

Não é triste ver como perpetuamos essa tradição? Sabemos que há um lar eterno a ser compartilhado com nosso Pai, livre de crimes, terrorismo, doenças, morte e todos os outros subprodutos do pecado. Os termos e condições para herdá-lo estão expostos na Bíblia, agora disponível em muitos idiomas e versões para agradar nosso gosto. Temos o benefício de aprender com as experiências documentadas na Bíblia. Ainda assim, continuamos a testar a Deus. A intercessão de Cristo nos tem protegido da merecida retribuição. Cumpre-nos, diariamente, renovar nosso contrato com Deus e, com Seu auxílio, evitar quaisquer violações, a fim de podermos viver no lar celestial como família.

Cecelia Grant