A forma como você administra as emoções é escolha sua. Ninguém lhe força a ser triste ou feliz. Seu estado emocional de hoje ajuda a compor seu amanhã. Se você não é feliz onde está, dificilmente será feliz em outro lugar, porque você vai se levar para onde for.
Em geral, o problema está conosco mesmo. Por exemplo: nesta semana estamos refletindo sobre atitude. Algumas pessoas podem estar amando o tema e a abordagem; é possível que outras, por sua vez, não estejam gostando. A mensagem é a mesma, mas as reações são diferentes. Você compreende? Esteja onde estiver, pense como quiser, a responsabilidade é sempre sua.
Encontro pessoas que querem, o tempo todo, mudar de igreja, de trabalho, de família, etc. Algumas dizem que, quando fizerem essa mudança, tudo ficará melhor. Engano. Se você não for capaz de florescer onde está plantado, não fará isso em lugar nenhum. Muitos sonham em fazer apenas o que gostam. O que seria de nós se essa fosse uma lei da vida? Se você não aprender a gostar do que faz, dificilmente fará com amor, e cada vez gostará menos do que faz e fará mal feito.
Nossa atitude para com o mundo ao redor depende essencialmente de quem somos. Se somos egoístas, achamos que todo mundo é egoísta. A culpa não é do pai, da mãe, do namorado, dos amigos. O problema é você!
Qual era a atitude de Paulo diante das situações desfavoráveis? Provavelmente dissesse: “Aprendi a ficar contente quando tenho tudo de que preciso; aprendi a ficar contente quando me tiram tudo o que tenho.” Mas você talvez diga: “Queria ter esse dom!” Bem, contentamento não é um dom; é uma característica a ser aprendida. Paulo diz: “aprendi a viver contente”. E esse é um aprendizado essencial para lidar na implacável gangorra da vida.
Você consegue perceber a atitude por trás dessas palavras de Paulo? Não posso controlar se está chovendo, mas posso escolher como vou reagir diante da chuva. Uma atitude de contentamento reconhece a suficiência de Deus em toda situação. Assim brota um otimismo nascido da experiência de que Ele é fiel. Pode chover hoje, mas isso não vai me impedir de sair de casa.