Sexta-feira
15 de dezembro
APRENDA COM OS ERROS
Feliz é o homem que persevera na provação. Tiago 1:12

Michael Jordan é considerado um dos maiores jogadores de basquete da história. Entrou na NBA (principal liga de basquetebol da América do Norte) em 1984 jogando pelo Chicago Bulls e foi eleito o melhor jogador da competição por cinco vezes. Reconhecido pela incrível capacidade de pontuar, além de sua habilidade nos saltos, Jordan foi incluído 13 vezes no NBA All-Star Game, uma seleção dos melhores jogadores do torneio. Foi cestinha da liga em dez temporadas. Sua maior pontuação em um único jogo foi de 69 pontos, contra o Cleveland Cavaliers, em março de 1990. 

No entanto, para ser um grande campeão da NBA, Jordan precisou aprender com as derrotas. O início da sua carreira foi completamente desfavorável: ele foi cortado da seleção de basquete no ensino médio e recusado nas primeiras tentativas de fazer parte do time da universidade. Mas Jordan não desistiu e se tornou um símbolo de superação. Em uma entrevista, ele revelou o segredo do seu êxito: “Perdi mais de 9 mil arremessos em minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Vinte e seis vezes eu fui escolhido para dar o arremesso da vitória e errei. Eu falhei várias vezes na minha vida, e é por isso que obtive o sucesso.” Um dos seus companheiros de time, B. J. Armstrong, disse: “Jordan nunca dizia que havia perdido. Ou ele ganhava ou ele aprendia.” 

Muitas pessoas fracassam na vida porque desistem de tentar. Não conseguem enxergar os próprios erros como oportunidade de crescimento. Olham mais para as incapacidades do que para as virtudes. Você é um desses que vive pensando apenas em suas falhas? 

Deus quer que você tenha êxito em todas as áreas da vida, principalmente na espiritual. É possível que em algumas delas você tenha “errado o alvo”, desperdiçando “arremessos e tentativas”. Deus quer ajudá-lo a aprender com os próprios erros e crescer em sua experiência. O “campeonato” ainda não acabou. Com paciência, treino e perseverança, certamente você vai chegar lá. 

Talvez você nunca seja o melhor aluno da turma, o mais talentoso da igreja, o maior pontuador do time ou o mais famoso da web. Mas, caso procure se esforçar para aprender com os próprios erros, você tem tudo para ser a pessoa mais realizada do mundo.