Sábado
29 de fevereiro
Aprendendo a confiar
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6

Eu estava empolgada! Após oito anos pagando aluguel, finalmente teríamos nossa casa própria. Era início de setembro, e sabíamos que haveria um pouco de demora antes de sair o financiamento. Entretanto, com o passar do tempo, a imobiliária ficou impaciente; e nós, ansiosos. Comecei a orar ao Senhor para que tudo corresse bem e o mais rápido possível.

Certa noite, quando a espera parecia insuportável, sonhei  que estava perguntando a Deus quando assinaríamos nosso contrato. No sonho, Deus me dizia exatamente o dia e o mês. Contei o sonho ao meu esposo, e ele ficou mais calmo. Minha ansiedade também desapareceu porque sabia que tudo daria certo.

Alguns dias antes da data sonhada, fomos chamados para assinar o contrato. Ficamos radiantes, mas eu não entendia por que no sonho Deus havia me revelado uma data posterior. Ao chegarmos lá, porém, a gerente percebeu que havia um erro no contrato e que deveria enviar tudo novamente para a matriz. Quando voltaram a nos chamar para finalizar o processo, era exatamente o dia que Deus havia me revelado no sonho. Deus já havia me informado a data para que eu não ficasse ansiosa novamente quando ocorresse o problema.

Há uma história na Bíblia sobre duas viúvas pobres que não tinham nenhuma esperança quanto ao futuro. No entanto, apesar da ansiedade, confiaram em Deus, e Ele, que conhece cada detalhe, dirigiu todas as coisas de forma a terem um final muito feliz! Elas receberam uma criança como presente de Deus, para consolá-las de suas perdas (Rt 4:13-17).

A moabita Rute, vinda de um povo amaldiçoado (Dt 23:3), tornou-se abençoada no meio do povo de Deus, a ponto de fazer parte da genealogia do Messias (Mt 1:5)!

Precisamos aprender a confiar e descansar nos braços de Deus, pois Ele tem cuidado de nós (1Pe 5:7). Jesus nos aconselha a não sermos ansiosos e a vivermos um dia de cada vez (ver Mt 6:25-34). Depois de uma experiência como a relatada aqui, não fico mais ansiosa quanto aos planos que fazemos, porque sei que a resposta vem do Senhor, na hora certa (Pv 16:1).

Lília Goulart