Se você já estudou inglês, sabe que não há como aprender essa língua sem praticá-la. É preciso ter disciplina e muito treino. Mesmo aqueles que pretendem estudar inglês instrumental, apenas para dominar a leitura ou a escrita do idioma, também precisam praticar. Para isso, há inúmeros livros com bons métodos.
Em uma dessas apostilas de ensino de inglês, o autor dá dicas sobre como estudar, não apenas para decorar, mas para assimilar o conteúdo. Ele afirma que não basta organizar e guardar a informação no cérebro. O aluno precisa integrá-la à vida.
Ao estudar os ensinos e princípios bíblicos que orientam nossa vida, também não basta memorizar as informações. Temos que refletir sobre elas, assimilá-las e aplicá-las ao nosso dia a dia.
Cada um tem seu método de aprendizado e estudo da Bíblia, mas existem formas que funcionam para todos. A primeira é: Não tenha pressa! Estude a Palavra de Deus com calma. Tome tempo para refletir sobre o que você lê, entenda o contexto e aplique Seus ensinamentos à sua experiência diária. Em segundo lugar, leia a Bíblia com interesse, como quem busca um tesouro e precisa descobrir as verdades que estão escondidas no texto. Em terceiro lugar, faça a revisão. Não deixe dúvidas para trás. Busque apoio em outros materiais inspirados. Ellen White aconselha: “Nunca se deve estudar a Bíblia sem oração. Somente o Espírito Santo pode nos fazer sentir a importância do que é fácil de assimilar, ou impedir que nos afastemos do sentido das verdades de difícil compreensão” (O Grande Conflito, p. 499 [599, 600]).
Assim como no estudo de um segundo idioma, também há barreiras para o estudo da Bíblia. Todo estudante tem uma boa desculpa para não continuar estudando, e a principal delas é a falta de tempo. Ninguém, porém, tem falta de tempo para fazer o que ama. Se você quer ser fluente no domínio da vontade de Deus, peça a Ele que coloque em seu coração o amor pelo estudo de Sua palavra. Persevere na oração, estude a Bíblia e receba o aprendizado que conduz à vida eterna.