Quanto tempo e energia gastamos no dia a dia tentando resolver com as próprias mãos impasses, aflições, dificuldades relacionais e raiva. Esquecemos que, além do nosso problema, há muitas coisas em jogo que nossos esforços e sabedoria não discernem. Por isso, é Deus quem precisa agir. E isso só acontece ao entregarmos a Ele a questão em oração fervorosa.
Ao orarmos, estamos reforçando para o diabo que ele não sabe de nada, nem nós, mas o Todo-Poderoso Deus é capaz de mover montanhas, se preciso for, para agir em nós.
Jesus estivera no monte da transfiguração com três de Seus discípulos. Os demais haviam aguardado no pé do monte. Várias pessoas se aglomeraram no local a fim de serem atendidas por Ele. Ao descer, Jesus percebeu que as coisas com Seus discípulos não estavam bem. Um pai lhes trouxera o filho para ser liberto de um espírito mau. Os discípulos haviam recebido de Jesus autoridade sobre esses espíritos e, enquanto manifestaram fé, tiveram êxito. Agora, porém, o demônio zombava deles. Sem entender o porquê da derrota, perceberam que estavam desonrando a si mesmos e ao Mestre. Os escribas oportunistas e o povo desdenhavam deles. Ao Jesus Se aproximar, tudo silenciou. Sua face, e a de Seus três amigos, brilhava, despertando reverência.
Os escribas recuaram.
Jesus perguntou o que estava acontecendo. Então o pai, aos pés de Jesus, desabafou sua angústia e decepção. Jesus olhou a multidão expectante, os fingidos escribas e os perplexos discípulos. Com tristeza, viu incredulidade nos corações.
A seguir, uma cena degradante se estendeu diante de todos. Um ser criado à imagem de Deus se revolve e espuma, soltando guinchos animalescos.
E, sob o olhar de todos, Jesus ordena ao espírito imundo que saia. E o menino foi liberto.
Certa vez, ouvi que o diabo ri de nossos esforços e ridiculariza nossa sabedoria, mas treme diante de nossas orações. Seja qual for o motivo de nossa aflição, precisamos fazer uso desta arma segura: a comunhão com Deus, que desperta a fé que nos une ao Céu, capacitando-nos com a força necessária para vencermos.
Invista naquilo que mais faz o diabo tremer, e ele não terá força suficiente para levar a termo seus malévolos planos em sua vida.