Estou sentada em meu escritório, diante de pequenos envelopes que acabarão, todos eles, dentro de um envelope maior. Abro a Bíblia, pego a caneta e transcrevo os versos selecionados. Paro duas vezes para orar, pedindo que essas palavras derramem sua luz sobre a escuridão, assim como fizeram em meu favor. Lembro-me do desespero.
Olhando para a mesa de jantar, via aquilo que eu gostaria que desaparecesse: boletos de serviços médicos, mais contas médicas, boletos do seguro e o envelope que fora entregue naquele dia – papéis do divórcio. Minha vida estava sobre a mesa – transbordando com nada a não ser desespero.
Recém-casada, havia me afastado da minha família e acompanhado meu esposo por 1.920 km até o local do emprego dos sonhos dele. Em uma semana, depois da consulta com o oncologista, fui informada de que uma “esposa doente” interferiria em seu novo trabalho e, naquele mesmo dia, ele me tirou da nossa casa. Naquela noite, num novo apartamento, com caixas por todo lado, lembrei-me daquilo que eu havia herdado: fé e forças. Nenhuma lágrima foi derramada. Telefonei para minha família. Uma semana depois, abri a caixa de correspondência e encontrei um envelope. Dentro dele, havia envelopes menores, fechados. Com cuidado, abri um deles e reconheci a letra: era da minha mãe. O pequeno envelope dizia: “Para quando você estiver triste.” Dentro dele, havia mais de vinte pedacinhos de papel com citações da Bíblia. O segundo envelope: “Promessas de cura.” Sacudi o envelope e mais de quinze envelopes menores caíram, todos eles com versos bíblicos copiados à mão, os quais minha mãe havia escolhido para mim: “Para quando você tiver dúvidas”, “Louvores a Deus”, “Para quando você se sentir sozinha”, “O amor de Deus por nós”. O último envelope: “Minhas orações.” Assim como todos os outros, ele continha palavras manuscritas, as orações que minha mãe havia escrito, colocando minha vida aos pés de Deus.
Agora, a minha transcrição está feita. A destinatária do envelope é minha amiga que perdeu sua filha e seu esposo em um acidente automobilístico. Seguro entre minhas mãos o pacote, e oro. A Palavra de Deus é poderosa. Toda e qualquer coisa de que algum dia venhamos a necessitar para viver uma vida melhor e abençoada está ali. A luz que buscamos em meio às trevas ali está.
Dixil Rodríguez