Às vezes, Deus diz “sim” às nossas orações. Às vezes, Deus diz “espere”. Outras vezes, Deus diz “não”. Então, por que um Deus que está ansioso por ouvir nossas orações diria “não”? Deus nos traz valiosas lições quando Sua resposta é “não”. Reflita, por um momento, em três gigantes espirituais que experimentaram, todos eles, respostas negativas às suas orações.
Moisés suplicou para entrar na Terra Prometida. Deus disse “não”. Por quê? Deus queria que Moisés entendesse que o pecado tem graves consequências. Quando Jesus humildemente orou para que, se possível, fosse poupado da amarga separação de Seu pai pela morte, Deus disse “não”. O Pai queria nos salvar da única maneira possível – por meio da morte de Seu Filho, Jesus. Quando Paulo pediu que o “espinho” em sua carne fosse removido, Deus disse “não”. O apóstolo precisava de mais oportunidade para crescer por meio do sofrimento e da fé. Todos esses três exemplos nos mostram – nas palavras de Paulo – que a graça de Deus nos basta, mesmo que a resposta seja negativa
(2 Coríntios 12:8). Deus tinha algo melhor reservado para todos eles.
Ele faz isso por você também. Talvez você tenha pensado que um certo alguém era o homem dos seus sonhos; se você não se casasse com ele, nunca seria feliz. Você orou e Deus disse “não”. Você disse, consigo mesma: Nunca serei feliz. Mas Deus tinha alguém melhor para você. Ele fez isso por mim quando, em meio à minha tristeza, Ele trouxe Trevor Fraser à minha classe de estudo da Bíblia. Olhei dentro daqueles grandes olhos castanhos e me esqueci de tudo o que se relacionava com o outro rapaz. O “não” de Deus para mim foi um ato de amor!
Talvez as negativas de Deus envolvam um cargo no emprego ou alguma outra circunstância. Como convivemos com o não? Primeiramente, lembre-se de Moisés, Paulo e Jesus – e do final da história deles. “Na vida futura, os mistérios que aqui nos inquietaram e desapontaram serão esclarecidos. Veremos que as orações na aparência desatendidas e as esperanças frustradas têm lugar entre as nossas maiores bênçãos” (A Ciência do Bom Viver, p. 474).
Minhas queridas irmãs, esperem com paciência para ver que alternativa Deus tem para vocês. Pois eu sei que o amanhã de Deus é melhor que o hoje!
Edith C. Fraser