Segunda-feira
14 de abril
ATRAÇÃO GRAVITACIONAL
Abrão habitou na terra de Canaã, e Ló foi morar nas cidades da campina. E ia armando as suas tendas até Sodoma. Gênesis 13:12, NAA

Você já ouviu falar na força de atração gravitacional? Segundo a Física, essa é uma relação de atração entre dois corpos definida a partir da massa e da distância existente entre eles; ou seja, quanto maior a massa e menor a distância, maior a atração. A junção desses elementos forma os campos gravitacionais. Um exemplo dessa força é a atração exercida pela Lua sobre as marés.

A história de Ló mostra que também existem forças de atração que influenciam as decisões humanas. Inicialmente, Ló foi atraído por seu tio Abrão e o seguiu na jornada da promessa. Contudo, quando se separou dele, foi gradualmente atraído por Sodoma, até que finalmente passou a habitar na cidade. O apego de Ló e de sua família àquela comunidade pagã e aos seus costumes se tornou tão grande que, mesmo após os anjos anunciarem a destruição da cidade, eles não quiseram deixá-la. Eles precisaram ser retirados à força pelos anjos (Gn 19:16).

O maior desafio não é saber o que é certo e o que é errado. Apesar de termos herdado uma natureza pecaminosa, uma inclinação para o mal, e vivermos em um mundo de pecado, ainda somos capazes de entender o que é correto. O grande desafio da vida cristã é justamente praticar o que sabemos ser correto, permanecendo no caminho da retidão.

Precisamos ficar atentos com o que está nos influenciando, pois podemos ser gradualmente atraídos para longe de Deus. As más decisões podem nos levar passo a passo até o centro do campo gravitacional do pecado, a Sodoma espiritual.

Há uma luta pela atração da nossa mente. De um lado está Cristo tentando nos atrair com Seu amor. Do outro, Satanás, ansioso para nos enfeitiçar com sua astúcia para a perdição. Lembre-se de que, quanto mais perto estivermos de um desses campos gravitacionais, mais força ele exerce sobre nós. Portanto, tome cuidado com o que você anda fazendo, com as pessoas com as quais convive e com os lugares que tem frequentado. Aproxime-se cada vez mais da área de influência divina. Esse é o único lugar seguro.